Ações voltadas à saúde mental reforçam o cuidado nas Redes de Atenção do Estado    23/05/2023 - 17:37

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desenvolve várias ações de gestão voltadas para a saúde mental da população, com a promoção da saúde, prevenção de agravos, cuidado e reabilitação psicossocial.

Com o objetivo de desmitificar a saúde mental e promover a inclusão, profissionais da saúde se organizaram no decorrer deste mês para chamar a atenção das pessoas sobre a importância do tema, lembrando o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado na última quinta-feira (18).

“O movimento defende o cuidado em liberdade de viver em sociedade recebendo tratamento adequado. O Governo do Estado fortalece o conceito de Rede de Atenção em Saúde e da importância dessas ações, com o envolvimento de todos.”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As iniciativas tiveram a parceria das secretarias municipais de Saúde e contaram com depoimentos de usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Todas as atividades foram alusivas ao movimento antimanicomial. Na 13ª Regional de Saúde de Cianorte, que abrange 11 municípios do Noroeste do Paraná, foi realizado um evento cultural com exposições em praça, apresentações musicais, atividades físicas, além de outras atividades lúdicas. Em Marialva, de abrangência da 15ª Regional de Saúde, a população pôde participar do “V Sarau Caps”, com músicas e danças artísticas no palco do teatro municipal.

O Paraná possui uma Rede de Atenção Psicossocial que se organiza para cuidar desde os casos mais leves até os mais graves, e tem como porta principal de acesso a Atenção Primária de Saúde, fortalecida nos últimos anos.

REDE DE CUIDADO - Para garantir e oferecer o cuidado em liberdade, a Sesa investe na Linha de Cuidado em Saúde Mental em todas as regiões do Estado. São ofertados diversos serviços, entre eles, 155 Caps (Centros de Atenção Psicossocial), sete Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR), cinco Unidades de Acolhimento, 45 ambulatórios, além dos 14 Serviços Residenciais Terapêuticos, 41 Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (eMAESM) e dos 1.609 leitos em hospitais especializados em psiquiatria.

Nos hospitais gerais existem 73 leitos de saúde mental. Somente nas duas últimas semanas foram habilitados 16 leitos nas unidades da Santa Casa de Misericórdia de Goioerê e Hospital Beneficente Assisteguaíra, no município de Guaíra. Todos os leitos oferecem tratamento hospitalar para casos graves relacionados aos transtornos mentais e ao uso de álcool e outras drogas, em especial de abstinências e intoxicações severas.

EM AÇÃO – Uma nova clínica de Psicologia está em construção na Região de Irati, no Centro-Sul. As obras acontecem na Universidade Estadual do município e atenderá pacientes da região, de todas as idades. Com um investimento de R$ 2,4 milhões, a unidade ofertará atendimento geral e plantões psicológicos.

Atualmente, a Unicentro oferta acompanhamento individual e atendimentos em grupos terapêuticos, em uma estrutura única que também é destinada para serviços de fonoaudiologia. O objetivo é ampliar as operações voltadas para a saúde mental.

“O campo da saúde mental é complexo, e com a Covid-19 houve uma necessidade ainda maior desse olhar atento, pois é um dos grandes gargalos e desafios no pós-pandemia. Trabalhamos no fortalecimento desta área, investimos em educação, estrutura e atendimento especializado”, complementou o secretário.

PREPARAÇÃO – Na próxima terça-feira (30), 512 profissionais das 22 Regionais de Saúde iniciam o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental para Atenção Primária à Saúde oferecido pela Sesa, por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP). Até o momento, mais de mil alunos já se formaram nesta capacitação, e esta será a segunda turma nesta especialidade. O curso é na modalidade de Educação a Distância (EAD), e conta com 200 horas divididas em quatro unidades de aprendizagem e dez módulos