Após validação do MEC, Hospital de Dermatologia Sanitária recebe residentes médicos 07/03/2023 - 17:39

O Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, pertencente ao Governo do Estado, situado em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu nesta segunda-feira (6) os três profissionais selecionados do Programa de Residência Médica na área dermatológica, da secretaria estadual da Saúde (Sesa). O processo seletivo só foi possível após a aprovação pelo Ministério da Educação (MEC). O parecer favorável da Comissão Nacional de Residência Médica do órgão federal foi emitido em 26 de janeiro de 2023 e o processo seletivo foi realizado em fevereiro.

A instituição tem mais de 96 anos e o objetivo do Programa de Residência Médica é qualificar e fortalecer a assistência aos pacientes, além de contribuir para a melhoria dos serviços públicos, com foco na capacitação de trabalhadores para o setor. Os residentes do programa, que tem duração de três anos, receberão uma bolsa de R$ 4.106,09, subsidiada pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas).

De acordo com o secretário da Saúde, César Neves, a instituição está passando por um processo de reestruturação e novos desafios. “Em 2020 foi iniciada essa reestruturação, com mudança do perfil assistencial, com a implantação de ambulatório de dermatologia e feridas. Nosso principal objetivo é otimizar a estrutura existente e ampliar a oferta de serviços especializados a toda população do Paraná”, enfatizou.

NOVA ALA - O programa conta com a parceria da prefeitura de Piraquara e da Pontifícia Universidade Católica (PUC), firmada com a assinatura dos Termos de Cooperação Técnica. Como ato simbólico da parceria entre as instituições e valorização deste momento inédito na unidade, foi inaugurada uma ala para abrigar os residentes. O espaço Dr. Ruy Noronha Miranda é uma homenagem ao médico que atuou na unidade, na gestão e pesquisa em busca de tratamento da hanseníase.

SELETIVA - As inscrições começaram no dia 31 de janeiro e terminam no dia 5 de fevereiro. O processo seletivo, de responsabilidade da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), foi realizado no dia 12 de fevereiro. De acordo com o edital, poderiam se candidatar às vagas, acadêmicos do último semestre do curso de Medicina e médicos formados.

UNIDADE HOSPITALAR - Atualmente são ofertados mais de 5.000 atendimentos por mês na dermatologia, angiologia e conta com um ambulatório de feridas e serviço de estomaterapia. No ano passado foram realizados mais de 63.000 atendimentos e, atualmente, o ambulatório é referência para 44 municípios pertencentes às Regionais de Saúde de Paranaguá, Curitiba e União da Vitória.

O hospital foi fundado em 1926 como referência no acolhimento dos portadores de Lepra, como então era conhecida a Hanseníase, e considerada uma medida profilática para conter o avanço da doença, isolando o paciente no tratamento das doenças da pele.

Após a abolição da prática de isolamento compulsório, em 1983, a unidade perdeu a condição de Hospital Colônia, recebendo, então, a denominação de Hospital de Dermatologia São Roque, mantido pela Sesa. Em agosto de 1990 a denominação foi alterada para Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS