Aumento de casos de dengue preocupa a Secretaria de Saúde 09/04/2019 - 16:10

MOSQUITO
A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou 530 novos casos de dengue na última semana epidemiológica. O boletim desta terça-feira (9) registrou 2.553 casos contra 2.023 na semana anterior.

Também foi confirmada uma morte por dengue em Cascavel; uma mulher de 80 anos, portadora de hipertensão arterial e diabetes, que contraiu a doença na cidade onde residia. Agora são 3 mortes causadas pela doença no Estado, os outros dois casos foram registrados em Londrina, em pessoas que moravam no município.

“Estamos enfrentando a dengue com ações em parceria com os municípios e com o apoio de todas as Regionais de Saúde. Nossa mobilização é permanente com atividades de orientação de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zíka vírus em todas as cidades. Mas, precisamos da ajuda da população para a eliminação de focos, mantendo os quintais e terrenos limpos, sem lixo acumulado e sem recipientes com água parada”, destacou o secretário da Saúde Beto Preto.

A médica veterinária Ivana Belmonte, da SESA, explica que além da remoção de criadouros um trabalho mais aprofundado é feito nos municípios. “Diante dos casos notificados as equipes de Vigilância fazem a busca ativa por focos e criadouros em um raio de 9 quarteirões do local de contaminação”.

O Paraná também registrou o primeiro caso autóctone de Zika Vírus, em São José dos Pinhais. Um homem, de 37 anos, contraiu a forma leve da doença e passa bem.

INCIDÊNCIA - A incidência da dengue no Estado é de 21,74 casos por 100 mil habitantes. O Ministério da Saúde classifica como baixa incidência quando o número de casos autóctones for menor que 100 por 100 mil habitantes.

Os municípios com maior incidência de número de casos são: Japurá, Francisco Alves, Lupionópolis, Uraí, Santa Mariana, Itambé, Rancho Alegre, Leópolis, Abatiá, Cafeara, Moreira Sales e Santo Antônio do Paraíso.

Seguem em risco de epidemia 78 municípios e 117 estão em estado de alerta.