Beto Preto determina ampliação de ações no combate à dengue em Nova Cantu 09/12/2019 - 14:20

novacantu1
O reforço nas ações de combate à dengue foram anunciadas pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em Nova Cantu, no último sábado (7). O município está em epidemia e duas pessoas morreram. Uma força tarefa vai ser intensificada a partir desta segunda-feira (9), com diversos profissionais, especialmente da saúde, formando um grupo de atuação de campo e de mobilização para executar a varredura e a eliminação dos criadouros.

"Viemos até Nova Cantu, porque a situação é muito preocupante. Duas vidas se perderam. Mas a população, o poder público, enfim, todos devem entrar fortemente neste trabalho. Porque somente com ações de campo, de casa em casa, pela cidade toda, vamos conseguir eliminar os possíveis focos do mosquito da dengue", afirmou Beto Preto.

Além de equipes da Sesa, o trabalho de conscientização da população será incrementado. O secretário ressaltou ainda que a utilização de produtos químicos para eliminação do mosquito não foi autorizada pelo Ministério da Saúde, justamente por possíveis efeitos colaterais à saúde humana.

O secretário ressaltou também o compromisso de envolver outras secretarias de Estado e órgãos, a exemplo da Sanepar, com a meta de verificar a situação das estruturas de saneamento e que podem conter água parada.

O prefeito de Nova Cantu, José Carlos Gomes, agradeceu a visita e a atuação ainda mais efetiva do Estado no combate à dengue. "Contamos com este apoio institucional, pois a cidade precisa. Vamos organizar, juntamente com os profissionais e a população, este mutirão. Perdermos dois moradores e há um alerta. Tenho certeza que juntamos vamos conseguir eliminar os criadouros".