Beto Preto recebe 20 prefeitos e reafirma a proposta de regionalização da saúde no Paraná 27/03/2019 - 10:40

Prefeitos
A reunião, no gabinete do secretário Beto Preto, contou com a participação de prefeitos das regiões de Campo Mourão e Umuarama que também representam consórcios intermunicipais de saúde do Paraná.

“O governo Ratinho Junior tem como meta a regionalização da saúde no Paraná levando assistência de qualidade a todos os paranaenses; este é o compromisso assumido e reafirmado aqui diante de 20 prefeituras”, disse Beto Preto.
O encontro teve a presença do secretário de Desenvolvimento Ambiental e Turismo, Márcio Nunes, que também confirmou as metas da gestão. “Sabemos das dificuldades dos municípios, mas o atual governo está repactuando os projetos e atendendo a todas as cidades”, complementou.

Os prefeitos encaminharam protocolos com solicitações que agora serão agora estudadas pela SESA. “Fui prefeito e sei das demandas das cidades, principalmente na área da saúde; estamos com 393 obras em andamento, iniciadas na gestão anterior, e garantimos que todas terão recursos garantidos para a conclusão”, destacou Beto Preto.

REGIONALIZAÇÃO – Segundo o secretário da Saúde, o projeto de regionalização acontecerá com foco na inovação. “E quando falamos em inovar é preciso explicar que não se trata de “teclar”. A tecnologia é fundamental e estará presente nos nossos investimentos, mas neste momento estamos falando sobre melhorar as condições de consultas, exames e deslocamento de pacientes que hoje precisam viajar muito em busca de atendimento. A nossa inovação estará prioritariamente em ações que levem a saúde perto de cada paranaense”, explicou Beto Preto a todos os prefeitos.

Os consórcios intermunicipais de saúde do Paraná também receberão atenção especial da SESA com a realização de um diagnóstico de funcionamento e programação de apoio. “Neste momento temos obras em andamento no Norte Pioneiro, no Litoral e na Região Metropolitana”, informou o secretário.

PREFEITOS – Participaram da reunião os prefeitos Dércio Jardim, de Alto Paraíso; Luis Carlos Cardoso, de Alto Piquiri; Claudenir Gervasone, de Altônia; Leandro Cesar de Oliveira, de Araruna; Marcio Juliano Marcolino, de Brasilândia do Sul; Rogério Riguetti, de Engenheiro Beltrão; Valdir Hidalgo, de Esperança Nova; Roberto da Silva, de Iporã; Ismael Dezanoski, de Janiópolis; Mauro Slongo, de Luziana; Ricardo Radomski, de Mamborê; Elias de Araújo, de Maria Helena; Darlan Scalco, de Pérola; Valter Perez, de Terra Boa; Celso Pozzobom, de Umuarama; Carlos Caxão, de Corumbataí do Sul; Giovani Wolf Hnatuw, de Corbélia; Alexandre Lucena, de Cidade Gaúcha; Waldemar dos Santos Ribeiro Filho, de Xambrê, e Maria Helena Rodrigues, de Cruzeiro do Oeste, a única prefeita do grupo.

O secretário Beto Preto agradeceu a presença de todos e do secretário de estado Márcio Nunes.