Casos de dengue aumentam a cada semana no Paraná
08/10/2019 - 15:10

destaquedengue
O boletim epidemiológico da dengue divulgado hoje pela Secretaria da Saúde do Paraná apresenta 596 casos confirmados da doença no estado, 13,7%  a mais que a semana anterior, representando 72 novos casos. A publicação é referente ao período epidemiológico da dengue julho deste ano e segue até julho de 2020.
“O número de casos reforça a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue e  precisamos do apoio da população na luta para acabar com os criadouros do Aedes Aegypti . A ajuda de cada paranaense é fundamental neste momento que estamos bem próximos do verão, que além dos dias quentes, traz também a chuva e sabemos que esta associação é favorável à proliferação do mosquito. Mas, se o ambiente estiver livre de recipientes que possam acumular água parada poderemos controlar a infestação; por isso nosso apelo  para que todos participem ativamente deste combate”, afirmou o secretário da saúde do Paraná, Beto Preto.

A dengue é a arbovirose mais prevalente no estado. Pesquisa da Vigilância Ambiental SESA aponta que mais de 73% dos criadouros estão nos imóveis residenciais e comerciais.

O Paraná tem um Comitê Gestor Interinstitucional da Dengue, com a participação de 24 órgãos e entidades parceiras, e os Comitês Municipais, que abrangem 81% das cidades. Estes grupos discutem periodicamente a situação da dengue, monitoram e avaliam as ações e implantam medidas para o enfrentamento  da doença no estado.

A Secretaria de Saúde do Paraná orienta e presta assessoria técnica sobre manejo clínico de forma permanente a todos os municípios e promove capacitações e treinamentos para as equipes profissionais que atuam na Vigilância.

Recentemente as ações aconteceram no município de Foz do Iguaçu, com orientações para manejo do uso de inseticidas com equipamento costal, e no município de Tibagi, onde foi ministrado curso para agentes comunitários.

Na segunda quinzena deste mês, a Divisão de Vigilância Epidemiológica da SESA promoverá oficina para profissionais que atuam nas Regionais de Saúde sobre as técnicas de monitoramento da dengue.

“Com estas ações o Governo Ratinho Junior, por meio da Secretaria da Saúde e dos municípios, promove de forma rotineira a vigilância da dengue sensibilizando  a implementação e implantação de medidas preventivas em todo o estado”, complementou o secretário Beto Preto.

Para o mês que vem está sendo organizado o Dia “D” da Dengue. O objetivo é  promover uma grande mobilização social visando manter a população informada sobre os principais locais de proliferação do vetor, sinais e sintomas das arboviroses e situações de risco para a dengue. Será no dia 30 de novembro com a participação dos municípios e das 22 Regionais de Saúde do Paraná.

BOLETIM – O Boletim Semanal da Dengue informa que nesta semana são dois municípios em situação de  epidemia para a dengue: Inajá e Santa Isabel do Ivaí, localizados na região de Paranavaí. No mês passado, a Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores, da SESA, ministrou capacitação e oficina sobre arboviroses na sede da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí e também no município de Loanda, com participação de profissionais da área da saúde de todas as cidades vizinhas.

O informativo semanal sobre a dengue aponta também 10 municípios em situação de alerta para a doença: Lindoeste, Juranda, Nova Cantu, Douradina, Indianópolis, São Carlos do Ivaí, Floraí, Flórida, Florestópolis e Uraí.

Dos 596 casos confirmados nesta semana, 479 são autóctones, contraídos no município de residência, e 22 importados, que significa que as pessoas contraíram a doença fora da cidade onde moram.

O Paraná totaliza 5.281 notificações para a dengue no informe divulgado hoje.