Com adesão de todos municípios, PlanificaSUS inicia nova etapa para fortalecer Atenção Primária à Saúde 14/03/2023 - 14:36

O Governo do Estado inicia nesta terça-feira (14) mais uma fase de expansão de uma das maiores estratégias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, o PlanificaSUS. O programa tem como objetivo a integração e organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde. Durante três dias, cerca de 80 profissionais da área, de todas as Regionais de Saúde, estão reunidos em Cascavel, na região Oeste, para o 7º Encontro de Formação de Tutores Regionais.

O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pretende discutir novas etapas do programa a serem implantadas este ano, retomar conceitos do processo e ampliar as ações junto aos tutores municipais.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, César Neves, direcionamento e orientação à população são pontos prioritários das ações. “A solução sempre é a atenção primária. Quando é resoluta, os pronto atendimentos e hospitais não ficam tão sobrecarregados. Esse momento é muito importante. Esse ano será definitivo para colocar em prática os objetivos traçados no início desse programa”, enfatizou.

Em 2022, todos os municípios do Estado aderiram ao PlanificaSUS, o que tornou o Paraná o único do Brasil a realizar o projeto em todo o território. Das 2.709 Unidades Básicas de Saúde, 423 foram  indicadas para a implementação do programa pelos 399 gestores municipais. As ações foram executadas pelos tutores regionais, municipais e dos ambulatórios, com o apoio das áreas técnicas das regionais de saúde e municípios. Agora, a Sesa projeta, que no decorrer deste ano, outras 450 unidades façam parte da expansão.

“Entramos agora em uma nova fase. Já temos uma rede formada ampla, mas precisamos fortalecer ainda mais a APS”, disse a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa e coordenadora do Grupo Condutor Estadual, Maria Goretti David Lopes. “Ter as equipes de saúde perto da população, reconhecendo o cidadão e saber o caminho que o usuário percorre no atendimento e tratamento, faz toda a diferença. É muito importante valorizar a APS para responder às necessidades e expectativas da população”, acrescentou.

Dentre os assuntos em pauta e que fazem parte dessa estratégia, estão a territorialização do atendimento, organização das salas de vacinas, estratificação de risco e integração dos pontos de Rede de Atenção à Saúde (RAS). “A participação das regiões está sendo fundamental para garantir a efetividade do PlanificaSUS. A integração e comunicação das equipes fortalecem esse apoio, garantindo atendimentos humanizados à população”, afirmou o secretário.

REGIONAL DE CASCAVEL – No município de Cascavel, pertencente à 10ª Regional de Saúde, o projeto já havia sido implantado em quatro UBS. Agora, a missão dos tutores regionais é expandir a metodologia para mais 19 unidades.

Para o prefeito Leonaldo Paranhos, as ações conjuntas dos gestores têm um resultado muito positivo e resolutivo no atendimento à saúde da população. “Esse trabalho conjunto, tripartite, traz grandes resultados. A APS é de fato o ponto de partida para o atendimento à população. Fico muito feliz por estar recebendo todos esses profissionais de saúde com esse intuito”, disse.

EM CAMPO – Na prática, em todo Paraná cerca de 8 mil profissionais de saúde, entre profissionais das UBS, gestores, tutores dos municípios e regionais, estão envolvidos no  PlanificaSUS. No início de dezembro, o coordenador nacional do programa, Márcio Paresque, esteve em um evento da Saúde, em Curitiba, e destacou o desempenho do Paraná, acima da média, na comparação com os outros 17 estados participantes, na implementação das ações e adesão dos municípios.

PlanificaSUS é nacional, implantado nos estados e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Ele é executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein (SP), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

PIONEIRISMO – Um projeto-piloto do programa foi inicialmente implantado na 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul do Estado, em 2019, e desde então várias atividades foram desenvolvidas na região para reforçar essa integração, principalmente voltadas para a atenção aos idosos, em parceria com outras áreas da gestão estadual e dos municípios da região. Após dois anos, técnicos e membros do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná expandiram esse processo às quatro macrorregionais de Saúde.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento o secretário municipal de saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, demais representantes da Sesa, além de diretores de Regionais de Saúde.