Começa a segunda etapa de vacinação contra gripe 23/04/2019 - 16:00

gripe
Já está em andamento a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Além dos grupos prioritários contemplados na primeira etapa da campanha (crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes e puérperas), agora os idosos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional podem e devem se vacinar contra a doença.

O Ministério da Saúde incluiu também os profissionais das forças de segurança e salvamento, que passam a fazer parte do público prioritário da Campanha. Esses profissionais, assim como os demais já contemplados na primeira fase desenvolvem atividades em locais de aglomerações, um dos principais fatores de propagação do vírus da influenza.

Até o dia 31 de maio todos os públicos prioritários podem procurar os postos de saúde para se vacinar. “Lembramos que no dia 4 de maio será o grande dia “D” de mobilização para vacinação. Todos os municípios do Estado vão realizar atividades para atingir a meta da cobertura vacinal, que é 90% da população”, enfatiza Vera Rita da Maia, enfermeira da divisão de Vigilância do Programa de Imunização da SESA.

Além da vacinação, alguns cuidados podem ser tomados para prevenção como higienização das mãos, uso do álcool gel, manter os ambientes bem ventilados e utilizar lenços descartáveis ou cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, são atitudes que podem diminuir o contágio.

Até o final da campanha, 31 de maio, mais de 3 milhões de pessoas no Paraná devem receber a dose da vacina contra influenza.