Consórcio Paraná Saúde comemora 22 anos 08/06/2021 - 17:33

O Consórcio Paraná Saúde completa hoje (08) 22 anos e reúne 398 municípios do estado com o objetivo de otimizar recursos para a aquisição de medicamentos elencados na Assistência Farmacêutica Básica.

Desde a sua criação, em 1999, a entidade conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

O secretário de estado da saúde, Beto Preto, lembrou hoje que à época era o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde e atuou junto aos três níveis de governo para a implantação do Consórcio Paraná Saúde. “Sempre acreditamos no potencial dos consórcios como instrumento fundamental para unir os municípios e as regiões para a operacionalização de várias ações. Na compra de remédios, por exemplo, é possível a aquisição em grandes quantidades com redução de valores mantendo a qualidade e as recomendações dos medicamentos”, afirmou Beto Preto.

Para a aquisição dos medicamentos o Consórcio utiliza recursos financeiros pactuados pelos governos municipais, estaduais e federais.

O diretor executivo do Consórcio Paraná Saúde, Carlos Setti, afirmou que a parceria com os municípios traz economia na questão logística pois, dificilmente os municípios de médio e pequeno porte conseguiriam arcar com todos os custos que envolvem a aquisição. “O Consórcio só deu certo em virtude da parceria de todos anos com a Sesa, que garante além dos repasses financeiros estadual e federal, a utilização das estruturas e de pessoal das regionais de saúde para recebimento, armazenamento e distribuição dos medicamentos aos 398 municípios consorciados”.

O Paraná Saúde é hoje o maior consórcio do Estado, com orçamento de R$ 216 milhões.