Cuidados com a gripe devem ser intensificados 19/06/2019 - 15:00

GRIPE
A Secretaria de Estado da Saúde segue alertando sobre os cuidados preventivos contra a gripe. A chegada do inverno, neste final de semana, pode provocar um aumento ainda maior dos casos.

O Informe Semanal da Influenza no Estado já registra 59 óbitos por gripe e 263 casos confirmados. O boletim da semana anterior apresentava 51 mortes e 212 casos confirmados.

Os novos casos de óbitos foram confirmados nos municípios de Foz do Iguaçu (2), Curitiba (1), Cascavel (1), Cornélio Procópio (1), Antonina (1), Pinhais (1) e Itaperuçu (1).

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, direcionada ao público-alvo, foi encerrada no final de maio, e desde o início de junho, conforme orientação do Ministério da Saúde, o saldo de doses foi disponibilizado para toda a população.

De acordo com levantamento do MS, no Paraná ainda existem cerca de 300 mil doses distribuídas em municípios. Somente as unidades de saúde municipais é que podem informar se ainda existem doses disponíveis. Quem tiver interesse em receber a vacina deve buscar esta informação nas unidades municipais de saúde.

Nota oficial do Ministério da Saúde, enviada a todas as Secretarias de Estado, no dia 14 de junho, informa que “não haverá envio de doses extras da vacina Influenza e desta forma as atividades de vacinação da população geral deverão ocorrer somente naquelas localidades nas quais houver saldo da referida vacina”.

Prevenção - A Sesa alerta sobre as medidas preventivas contra a gripe, que são: higienizar constantemente as mãos, beber líquido, não compartilhar objetos de uso pessoal como copos e talheres, e cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.

A gripe é uma doença respiratória aguda. É transmitida de pessoa para pessoa, principalmente pela tosse ou espirro. Os sintomas são inflamação na garganta, febre, tosse, dores no corpo, fadiga e calafrios. Na presença destes sintomas, o paciente deve procurar rapidamente uma unidade de saúde para avaliação e receber a medicação, se necessário.