Desenvolvimento Sustentável é tema de evento para servidores da Sesa 27/07/2021 - 17:03

A Secretaria de Estado da Saúde realizou hoje (27) evento com o objetivo de promover a sensibilização dos servidores sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). O encontro contou com a participação de representantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes), que é o órgão responsável pela implementação dos ODS no Paraná.

“A Sesa participa do Cedes; nossos técnicos sabem da importância da Agenda Global que envolve os 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis até 2030 e o Governo do Estado tem participação ativa no programa de aceleração promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por isso a necessidade da discussão aprofundada e permanente sobre o tema”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A representante do Cedes, Adriana Tavares, atualizou os dados sobre o ODS no Brasil e no Paraná. “É um movimento mundial que engloba as várias esferas da sociedade e que tem como cerne a solidificação de políticas púbicas que promovam a melhoria da qualidade de vida; no Paraná todas as Secretarias de Estado estão envolvidas em um trabalho  que visa estabelecer ações de desenvolvimento sustentável direto para o cidadão”, disse Adriana Tavares.

“A Secretaria de Estado da Saúde utiliza importantes ferramentas de gestão de políticas públicas específicas da área, temos dados e indicadores atualizados permanentemente e colocamos estas importantes informações à disposição na expectativa da solidificação da Agenda Global em prol da sustentabilidade”, destacou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Agenda - Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem  uma agenda de desenvolvimento proposta pela ONU em 2015 para guiar boas práticas dos países por 15 anos.

A Agenda 2030 integra 17 pontos que abrangem diferentes aspectos da sociedade, dispostos em 5 dimensões, conhecidos como 5 Ps do desenvolvimento sustentável que são:  Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta.