Doações de sangue crescem em todo Estado 17/01/2019 - 18:00

Hemepar, Eu Doo Sempre
O número de doações de sangue cresceu em todo o Estado nas duas primeiras semanas deste ano, informa o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). De acordo com o farmacêutico Paulo Hatschbach, o ritmo de crescimento começou ainda nos feriados de final de ano, quando foi feito um apelo à população para que não deixasse de doar. “E os doadores corresponderam”, afirma.

Nos primeiros quinze dias de janeiro, as doações chegaram a 6.502 em todo Estado; no mesmo período do ano passado, o número havia sido de 6.314 doações. O ideal para manter os estoques é de 16 mil por mês. Neste período de férias, em especial, as doações são fundamentais já que o número de acidentes também costuma crescer.

“A população atendeu nosso apelo, e no momento temos estoque suficiente para atender os 385 hospitais do Paraná. É claro, esperamos que as pessoas continuem doando”, avalia Hatschbach.

As doações podem ser feitas em qualquer posto de atendimento do Hemepar em todo Paraná. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde, com mais de 50 kg pode doar. Menores de idade precisam ter autorização e presença do responsável legal.

Os homens podem doar sangue quatro vezes num ano, com intervalos de 60 dias entre as doações; e as mulheres, três vezes num ano, com intervalos de 90 dias.