Escola de Saúde Pública do Paraná lança curso EAD sobre cuidados clínicos nas síndromes respiratórias 15/07/2020 - 15:36

A Escola Pública de Saúde Pública do Paraná lança hoje (15) o curso “Cuidados Clínicos na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, com inscrições abertas a partir desta tarde, no ambiente virtual de aprendizagem da instituição que é ligada à Secretaria da Saúde do Paraná.

O curso, com duração de 40 horas, foi desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a disponibilização em plataformas virtuais faz parte de parceria entre Escolas de Saúde do Brasil, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Dezenove estados brasileiros ofertarão este e outros cursos por meio de secretarias e escolas de saúde. Os próximos temas já programados são: projeto de unidade de tratamento de SRAG, prevenção e controle de infecções causadas pelo novo coronavírus e doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo Covid-19.

O curso é direcionado a gestores e trabalhadores das diversas áreas da saúde.

“A capacitação e atualização dos profissionais de saúde diante da Covid-19 faz parte das ações de enfrentamento promovidas pelo Governo do Estado do Paraná.  A informação é fundamental neste momento pois estes profissionais estão na linha de frente e o preparo e agilidade no atendimento refletem no quadro geral da pandemia e na segurança da população”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

Segundo Beto Preto o objetivo do projeto é “fortalecer as competências técnicas dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, mas a participação é aberta a todos”.

Conteúdo – O conteúdo vai abordar temas como triagem e  reconhecimento precoce de paciente com SRAG, diagnóstico diferencial, coleta de amostras, terapia com antimicrobianos, ventilação artificial, sedação, melhores práticas para a prevenção de complicações de pacientes internados e considerações éticas, entre outros.

Os profissionais podem se inscrever por meio do site da Escola de Saúde Pública do Paraná www.escoladesaude.pr.gov.br 

Cursos – A ESPP oferta ainda outros cursos com  relacionados à Covid-19, desenvolvidos em parceria com a Universidade do Rio Grande do Norte e que também estão disponibilizados no ambiente virtual.

Os cursos apresentam os temas: manejo do paciente com distúrbios respiratórios, cuidados com idosos em Instituições de longa permanência,  protocolo de manejo clínico do coronavírus na Atenção Primária, prevenção e controle de infecções causadas pelo coronavírus, uso seguro dos EPIs e segurança e higienização em serviços hospitalares.

Os cursos contam hoje com mais 2.500 participantes.

“A plataforma da ESPP conta hoje com 32 mil inscritos acompanhando os nossos cursos na modalidade Educação a Distância”, informa o diretor da Escola de Saúde Pública do Paraná/Centro de Formador de Recursos Humanos, Edevar Daniel.