Estado autoriza licitação de AME e Maternidade para Paranaguá 17/01/2023 - 10:35

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), autorizou, nesta terça-feira (17), um pacote de investimentos de  cerca de R$ 16 milhões em obras e recursos de saúde em Paranaguá, no litoral paranaense. O montante será utilizado para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME),  e ampliação e reforma da Maternidade Maria de Lourdes Elias Nunes. Ambos os projetos são anexos ao Hospital Regional do Litoral (HRL).

"Estamos falando do primeiro município do Paraná, em duas obras que acontecerão em um local histórico. Como tenho reafirmado, a orientação do governador é atender todos os 399 municípios do Estado e essa é a síntese do nosso principal horizonte: a regionalização dos serviços de saúde, que com investimentos deste porte chegam até a casa dos paranaenses com mais qualidade e eficiência", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Realizado no Hospital mais antigo do Estado, a antiga Santa Casa de Misericórdia, o projeto arquitetônico do AME para este município será de Tipo II, contando com dois andares, área estimada de 872 metros quadrados e 22 consultórios, Núcleo de Fisioterapia e área administrativa. A capacidade de operação do ambulatório será de até 12 mil atendimentos ao mês.

Para o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, a conquista é resultado direto da política municipalista do Governo. "É um investimento que supera R$ 14 milhões em recursos que farão a diferença para a vida dos nossos munícipes e da região como um todo. O fortalecimento dos municípios é indispensável para o avanço do Estado", ressaltou.

Este é o sexto AME autorizado pela Sesa desde a última semana. As unidades devem reforçar o atendimento multiprofissional na realização de consultas e exames especializados de média complexidade. Em novembro do ano passado, o Governo do Estado formalizou o investimento de mais de R$ 200 milhões para a construção de 11 AMEs.

Ao fim das implementações, serão contemplados os municípios de Campo Mourão (Centro-Oeste), Cianorte (Noroeste), Cornélio Procópio (Norte), Irati (Centro-Sul), Ivaiporã (Norte, Vale do Ivaí), Ponta Grossa (Campos Gerais), Paranaguá (Litoral), Paranavaí (Noroeste), São José dos Pinhais (RMC) e União da Vitória (Sul).

MATERNIDADE - Outro grande destaque no pacote de anúncios foi a reforma e ampliação da Maternidade Maria de Lourdes, referência em partos no litoral. A unidade terá, em seu novo espaço, 23 leitos de enfermaria e cinco quartos de pré, parto e pós-parto, equipados para receber e acompanhar a gestante durante estes três estágios. Ao todo, serão 1.685 metros quadrados de área construída para a reforma. Assim como no AME, o valor será de R$ 7 milhões.

ATENÇÃO PRIMÁRIA - Ainda, o secretário anunciou mais R$ 1,9 milhão em recursos para o município, dedicados especificamente à Atenção Primária em Saúde. O valor é para a compra de equipamentos odontológicos, além de veículos destinados a fortalecer a Estratégia da Saúde da Família, facilitando deslocamento de pacientes e visitas médicas a residências.

PRESENÇAS - Também prestigiaram a cerimônia o deputado estadual Márcio Nunes; o diretor da Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas), Marcello Machado; o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira; entre outras lideranças.