Estado capacita profissionais da saúde e segurança no atendimento às vítimas de violência sexual 07/10/2021 - 18:30

Profissionais das áreas da saúde, da assistência social, do sistema judiciário, agentes das forças de segurança pública e estudantes participaram durante a semana da primeira Capacitação Estadual de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual no Paraná.

O treinamento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Estado da Segurança Pública, em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Paraná, possibilitou conhecimento técnico e de assistência humanizada às vítimas de violência sexual.

“A capacitação representa um importante avanço, fortalecendo a integração, ampliação do acesso, promoção da saúde e da cultura de paz e prevenção e enfrentamento das violências de todas as formas, em especial a violência sexual”, ressaltou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Diversos temas foram debatidos por profissionais especializados nas áreas relacionadas à violência sexual e na atenção voltada às vítimas, buscando minimizar os impactos desse tipo de violência na sociedade, principalmente no primeiro contato.

CAPACITAÇÃO – Profissionais que não conseguiram acompanhar a capacitação nos três dias oficiais do evento, que iniciou na terça e encerrou nesta quinta-feira (7), podem acessar a vídeos no canal do YouTube do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

DENÚNCIAS – O Paraná possui um canal próprio que recebe denúncias o “Disque 181”. O Disque 100 (Direitos Humanos) também recebe ligações de qualquer telefone fixo ou móvel, ambos são serviços de atendimento telefônico gratuitos que recebem denúncias sobre violações de crianças e adolescentes. Funcionam 24 horas por dia. As denúncias são anônimas.

VIOLÊNCIA – Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluiu que quase 6% da população já sofreu violência sexual alguma vez na vida. Em 2019, a estimativa é 1,2 milhão de pessoas foram vítimas de violência sexual nos últimos 12 meses anteriores à entrevista, sendo 72,7% mulheres (885 mil). No Paraná, dos 4.337 casos de violência sexual, 84,5% foram do sexo feminino.

TERMO DE COOPERAÇÃO – Em março de 2020, as Secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública renovaram o termo de cooperação técnica para o atendimento integral e humanizado às pessoas em situação de violência sexual. Com a cooperação, a coleta de vestígios é realizada no próprio serviço de saúde, não sendo mais necessário que a pessoa em situação de violência sexual se deslocar até uma sede do IML para fazer a coleta de vestígios e produção das provas periciais.