Estado destina mais de R$ 20 milhões para a saúde de Cianorte 06/05/2022 - 14:00

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta sexta-feira (6) em Cianorte, na região Noroeste, e confirmou mais de R$ 21 milhões de investimentos do Governo do Estado na saúde do município. Dentre os recursos, a construção de Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o repasse para o consórcio, a construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aquisições de equipamentos.

Ratinho Junior destacou a regionalização da saúde pública do Paraná. “A construção do AME vai possibilitar que as pessoas que moram no Noroeste não precisem ir tão longe para, muitas vezes, fazer uma única consulta com um cardiologista, oftalmologista ou um ortopedista. Estamos fazendo vários centros de especialidades como este no Paraná para colaborar inclusive com os hospitais regionais”, afirmou.

Com valor estimado de R$ 13 milhões, a construção do AME está em fase de projeto e faz parte de um pacote de R$ 126,9 milhões anunciados pelo governador para a construção de ambulatórios médicos em nove municípios. Em Cianorte, a previsão é atender 12,8 mil pacientes por mês com consultas e exames especializados.

A estrutura terá área total de 2.046 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, com 22 consultórios e sete salas de exames. O objetivo é fazer com que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) possam receber atendimento especializado em diversas áreas, sem se deslocar por longas distâncias.

Para gerenciar a estrutura dos AMEs, a Secretaria da Saúde criou o Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais (QualiCis). Trata-se de uma estratégia que tem foco na regionalização dos serviços e no apoio aos municípios na oferta de consultas e exames especializados.

O consórcio que atende o município deve receber R$ 5,1 milhões, divididos em 48 parcelas, para a implantação e implementação do Ponto de Atenção Secundário Ambulatorial (Pasa), desenvolvendo as funções assistencial, educacional, de supervisão e pesquisa nas linhas de cuidado prioritárias para o Estado.

Além do ambulatório, os recursos da Saúde em Cianorte contemplam R$ 1,7 milhão para a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e para a reforma e ampliação da UBS Pedro Moreira e mais R$ 100 mil para estruturar com equipamentos e mobiliários nove Unidades de Atenção Primária à Saúde. Ainda foram repassados R$ 830 mil para aquisição de três veículos para o transporte sanitário e mais nove veículos para a Estratégia de Saúde da Família, em um investimento de R$ 310,5 mil.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza; o prefeito de Cianorte, Marco Antonio Franzato; o chefe de gabinete da Governadoria, Darlan Scalco; os deputados estaduais Márcio Nunes e Jonas Guimarães; e prefeitos da região.