Evento da Sesa que marca o encerramento do Agosto Dourado tem entrega de certificações para unidades de saúde da família de Pinhais 31/08/2019 - 10:50

agostodouradotodos

A Divisão da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) realizou nesta sexta-feira(30) o evento que marcou o fim das atividades do Agosto Dourado. Além de palestras, foram entregues placas que certificam Unidades de Saúde da Família (USF) em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em dois programa do Ministério da Saúde: Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA) e Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). Seis ambientes de Pinhais e uma unidade de Curitiba foram certificadas em 2019. O evento foi transmitido via webconferência para regionais de todo o Estado e o secretário Beto Preto participou a distância por meio de vídeo em Apuracana.

De acordo com o secretário, o trabalho realizado nas USF de incentivo, informação e treinamento para ampliar a amamentação faz parte da rotina diária de quem atua na atenção primária. “São ações que precisam ser repetidas diversas vezes, rotineiramente e insistentemente. Porque em algum momento nós vamos sensibilizar as pessoas e tocar os corações e mentes para a mudança de atitude e o cuidado com os primeiros dias e meses dos bebês.”

Durante todo o mês de agosto foram realizadas ações em diversos municípios para dar visibilidade à necessidade da amamentação dos recém-nascidos até os seis meses de idade de forma exclusiva e até os dois anos com alimentação complementar, como preconizada pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora da Divisão da Criança e do Adolescente da Sesa, Jéssica Dinardi, explicou que ações e políticas específicas em relação à temática de aleitamento materno salientam a importância desse ato. “Mostramos aqui além da campanha para as mães e ações realizadas no Estado. O tema desde ano mostrou o quanto é importante a mãe ter uma rede familiar para auxiliar nesse início de vida com um bebê e o quanto isso retorna com o vínculo e a saúde da mãe e da criança”, comentou a coordenadora.

CERTIFICAÇÃO -  A certificação dos ambientes que realizam trabalho exemplar em relação ao programa Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA) e Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) ocorreu com a entrega de placas que serão fixadas nas unidades.

A secretária Municipal de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge, explica que as equipes que atuam nas unidades fazem parte de uma rede de apoio ao aleitamento materno. “No município nós atuamos com a promoção da saúde e prevenção de doença, e trabalhamos com as estratégias EAAB em rede. Criamos uma Rede de apoio ao Aleitamento Materno. Assim nossas atividades foram de treinamento das equipes e depois voltado às pacientes. Incentivamos as mães para que olhassem como um ganho a amamentação para o seu bebe.”

As USF premiadas são: Esplanada, Weissópolis, Perdizes, Jardim Karla e Vila Amélia. Além destas, em 2018 outras quatro unidades foram certificadas unidades de Saúde da Família Vargem Grande, Perneta, Tebas e Maria Antonieta.

A sala de apoio à amamentação do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais também foi certificada e o diretor Ricardo Moreira recebeu a placa de reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

Representando a secretaria Municipal de Saúde, Angela Cristina Lucas de Oliveira recebeu a placa de certificação para a Unidade Municipal de Saúde e Centro de Especialidade Vila Hauer.

A coordenadora da Divisão da Criança e do Adolescente da Sesa, Jéssica Dinardi, exemplifica que o reconhecimento das USF  por meio da certificação é uma forma de contribuir com a saúde de toda a sociedade. “A entrega dessas placas reflete como é importante o trabalho na ponta, na assistência. Porque sem o trabalho da atenção básica, da atenção secundária ele não vai para a frente e não é continuado até os dois anos como é preconizado pelo Ministério da Saúde. E reconhecer o trabalho de excelência que é desenvolvido por estas equipes e valorizá-las é uma forma de promover a saúde e contribuir com a saúde de todo o país”.

PALESTRAS – A nutricionista do Núcleo Técnico de Políticas Alimentares e Nutricionais do município de Pinhais, Jerosiane Nunes Marchaukoski, abordou aspectos do processo que foi desenvolvido para o resultado chegar à certificação das USF. Jerosiane valorizou o trabalho das equipes e a dedicação de quem está atuando diretamente com as pacientes.

A nutricionista e doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR Carolina Belomo de Souza abordou o tema da campanha mundial desenvolvida pela Waba que é Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro. “Estudos mostram o quanto é importante a amamentação por diversos motivos, entre eles a economia que se pode fazer. Essa economia não é só em relação à família especificamente, mas sim na sociedade como um todo. Porque a amamentação promove o melhor desenvolvimento da criança que, quando adulta, será uma pessoa com melhores condições físicas e psicológicas”, comentou a palestrante.

Participaram do evento presencialmente a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, equipes das regionais e das USF.