Governador entrega 1ª fase do Hospital Regional de Guarapuava 13/07/2020 - 14:10

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta segunda-feira (13) a primeira fase das obras do Hospital Regional de Guarapuava, na Região Centro-Sul do Paraná. O complexo médico vai funcionar inicialmente para atendimento exclusivo de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Serão colocadas à disposição da população neste momento 20 unidades de terapia intensiva (UTIs) adulto e 60 leitos de enfermaria, também adulto, para atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS).

O investimento total por parte do Governo do Estado é de R$ 115,4 milhões. A expectativa é que a nova estrutura seja integrada à Central de Leitos do Estado a partir desta sexta-feira (17), começando a receber os primeiros pacientes.

“É uma satisfação muito grande entregar essa obra, que vai beneficiar toda a Região Central do Paraná. Justamente em um momento em que precisamos turbinar a oferta de leitos para enfrentar essa pandemia”, afirmou Ratinho Junior. “Um esforço grande, com profissionais trabalhando 24 horas por dia para colocar a estrutura à disposição dos pacientes com coronavírus”, acrescentou.

A área de atendimento será completamente isolada para que as obras de implantação da segunda fase do Hospital Regional do Centro-Oeste, prevista para 2021, não sejam interrompidas. Quando concluídas, a capacidade total do centro médico será de 30 leitos de UTI adulto e 80 leitos de enfermaria clínica.

Após a pandemia, a estrutura de Guarapuava atuará como referência para Urgência e Emergência, com perfil direcionado à ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica, beneficiando 20 municípios da região. “É mais um passo na regionalização da saúde no Estado, levando atendimento de qualidade para perto dos municípios”, disse o governador.

RETOMADA – Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto explicou que a construção do hospital foi retomada em 2019, no início da gestão Ratinho Junior, e acelerada neste ano por causa da pandemia da Covid-19. Inicialmente, o prazo previsto para entrega da obra era o primeiro trimestre de 2021.

Ele destacou que uma força-tarefa foi designada para entregar o hospital em tempo recorde. “É um dia histórico. Encontramos a obra com diversos problemas administrativos em 2019 e tivemos de superar a todos. A virtude desse governo é não deixar obra pelo caminho, independentemente de quem começou a executá-la. O esforço do Estado é grande, investimentos que permitem salvar vidas”, ressaltou Beto Preto.

Segundo ele, em 120 dias foram credenciados perto de 900 leitos de UTI adulto no Paraná para ajudar no combate ao Covid-19.

LEITOS – Até então, destacou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, os atendimentos relacionados à doença estavam concentrados no Hospital São Vicente, que é filantrópico. A estrutura dispõe de 10 leitos de UTI dedicados para casos de Covid-19. “A entrega desse hospital é um sonho realizado para a cidade de Guarapuava”, disse ele. “A oferta de UTI na cidade será multiplicada por três”, acrescentou o governador Ratinho Junior.

GESTÃO – O Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, é quem vai administrar a nova estrutura de Guarapuava pelos próximos seis meses. O investimento estimado para a manutenção dos leitos para Covid no período é de pouco mais de R$ 23,2 milhões. 139 profissionais foram contratados para atuar no centro médico. “Sexta-feira (17) o hospital abre as portas definitivamente para receber os primeiros pacientes”, afirmou Beto Preto.

ESTRUTURA – O projeto de construção do Hospital Regional de Guarapuava começou a sair do papel em 2015. Porém, logo a obra foi paralisada, sendo retomada apenas no primeiro semestre de 2019, já na gestão de Ratinho Junior.

No complexo de 17 mil metros quadrados de área foram investidos R$ 61,7 milhões apenas na construção da edificação, com recursos do Fundo Estadual da Saúde. Outros R$ 30,49 milhões foram usados na compra de equipamentos. Por fim, mais de R$ 23,28 milhões foram aplicados na abertura dos leitos Covid, totalizando R$ 115,4 milhões.

INFECÇÃO – De acordo com o mais recente boletim, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde no domingo (12), o Paraná tem confirmados 42.058 casos de coronavírus, com 1.028 mortes.

Em Guarapuava são 268 casos confirmados, 152 pacientes recuperados e três óbitos.

HOMENAGEM – O Hospital Regional de Guarapuava foi batizado com o nome do ex-deputado estadual Bernardo Ribas Carli, morto em um acidente aéreo em 2018 aos 32 anos.

MAIS HOSPITAIS – O Governo do Estado colocou em funcionamento nas últimas semanas outros dois hospitais regionais. Eles já estão operando em Ivaiporã, no Vale do Ivaí; e em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais.

O Hospital Regional de Telêmaco Borba disponibilizou 40 novos leitos, sendo 10 de UTI e 30 de enfermaria. Já o de Ivaiporã acrescentou até 20 leitos de UTI e até 60 leitos de enfermaria.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários Guto Silva (Casa Civil) e Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo); o diretor-geral da Paraná Edificações, Lucas Pigatto; o diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski; os deputados estaduais Artagão Júnior, Alexandre Curi e Cristina Silvestri.

Governador entrega 1ª fase do Hospital Regional de Guarapuava
    Instalações do Instituto de Pesquisa para o Câncer (IPEC) e obras do Setor de Radioterapia nas futuras instalações do Hospital do Câncer, Unidade II do Hospital São Vicente de Paulo, na Cidade dos Lagos, em Guarapuava.
    Governador entrega 1ª fase do Hospital Regional de Guarapuava
    Em fase final de construção, o Hospital Regional de Guarapuava será destinado exclusivamente para o tratamento de pacientes da Covid-19 por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Após a pandemia, a estrutura de Guarapuava atuará como referência para Urgência e Emergência.