Governo autoriza R$ 19,6 milhões em equipamentos para a Santa Casa de Paranavaí 12/09/2019 - 18:00

Paranavaí
A Santa Casa de Paranavaí, na região Noroeste, vai receber R$ 19,6 milhões em equipamentos. A autorização foi assinada nesta quinta-feira (12) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A unidade Morumbi, vinculada ao hospital, recebeu ainda um incremento de mais R$ 1,3 milhão para a instalação do laboratório de análises clínicas e do espaço para o atendimento especializado, num total de 755 metros quadrados em ampliação.

“Estamos reorganizando a saúde, buscando o atendimento regionalizado. Porque não se justifica uma paciente se deslocar 8 horas para uma cidade para fazer um atendimento. Por isso, quando ampliamos a possibilidade de serviços aqui, com novos equipamentos, as pessoas poderão ser atendidas mais perto de casa”, afirmou o governador.

A previsão de abrangência do hospital é 28 municípios da região, com o atendimento de mais de 300 mil pessoas, totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para o secretário estadual de Saúde, no entanto, é importante que o aporte e os investimentos na Santa Casa sejam para ofertar efetivamente novos serviços à população.

“Fizemos um arranjo financeiro para colocar a unidade Morumbi para funcionar. Dinheiro novo não pode ser para serviço velho. E aqui temos dinheiro novo para novos serviços, passando de 120 cirurgias eletivas para 400”, disse Beto Preto.

O custeio do hospital será de aproximadamente R$ 30 milhões ao ano. O secretário destacou que a solução para a retomada dos investimentos na Santa Casa foi também construída em parceria com os municípios, em razão da necessidade de adequações no formato de execução do convênio, e que passam a ajudar nestes recursos. “Os prefeitos somaram esforços, se mobilizaram. O governo fez a sua parte, cortou gastos, economizou e pudemos direcionar os investimentos para Paranavaí”.

A expectativa é de que a partir de abril, a nova unidade, totalmente equipada, já esteja em funcionamento, com 13 leitos de UTI, dos 120 novos. “Acertamos com o Estado e com os prefeitos para atender a população que mais precisa. Será totalmente pelo SUS. O governador está nos dando um apoio tremendo. Não é pouca coisa, muito pelo contrário. A bola está cheia e temos que jogar”, reconheceu o presidente da Santa Casa, Renato Augusto Platz Guimarães.

Resolutividade – O prefeito de Paranavaí, delegado Caíque, reafirmou a importante diálogo com a Secretaria de Estado da Saúde para efetivamente agilizar o andamento do convênio com o hospital. “Sempre fomos recebidos de portas abertas na Sesa. E a palavra do secretário Beto Preto era de resolutividade para o assunto. Com a compra de novos equipamentos, não se pode mesmo oferecer os mesmos serviços. Temos que zerar as filas, agilizar o atendimento”.

Superação – Algumas dificuldades no processo de ampliação do hospital foram apontadas pelo deputado Tião Medeiros. Segundo ele, houve a tentativa de utilização de uma unidade privada para melhorar o atendimento. No entanto, entraves operacionais e administrativos fizeram com que o projeto ficasse parado. “Há anos estamos tentando uma reestruturação. A equipe do Beto Preto readequou o projeto e o hospital vai funcionar, inclusive com novos investimentos. Este momento coroa e encerra uma história de décadas de dificuldades”.

Estiveram presentes ainda no evento os secretários de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos, Ortega, e do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, além dos deputados Alexandre Curi, Luiz Cláudio Romanelli, Soldado Adriano, Do Carmo e Jonas Guimarães.