Governo destinará mais de R$ 10 milhões para ações na saúde em Fazenda Rio Grande 16/01/2023 - 15:57

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, autorizou, nesta segunda-feira (16), um pacote de investimentos para o município de Fazenda Rio Grande. Num valor total de R$ 10,1 milhões, os recursos serão destinados para a licitação de uma nova unidade de Pronto Atendimento (PAM), de um Centro de Fisioterapia, além de investimentos em áreas como Atenção Primária e aquisição de veículos.

“O município sai fortalecido a partir dessa assinatura, que somente foi possível graças ao apoio do governador Ratinho Junior. Temos  uma missão muito importante: levar o atendimento até a casa das pessoas. Estes recursos são uma prova de que estamos no caminho para essa concretização", destacou o secretário.

Contando com assistência 24 horas, o novo complexo médico, que tem como proposta fortalecer a rede de urgência e emergência da região, recebeu um aporte de R$ 3,5 milhões do Estado. Com uma estrutura de 812 metros quadrados, o PAM realizará serviços de consultas e triagem, exames, suturas e atendimento de emergência, além de aplicação de medicamentos e apoio diagnóstico para pacientes, com capacidade de até 2.100 atendimentos ao mês, de baixa e média complexidade.

“Estes são recursos que recebemos com muita alegria. Um pacote para transformar a capacidade de atendimento, elevando a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Agradeço ao Governo do Estado por esse dia que ficará marcado em nossa história", comemorou o prefeito, Marco Antônio Marcondes.

INVESTIMENTOS - Outro destaque nos anúncios se dá pelas ampliações, reformas e construções de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ao todo, serão sete UBS contempladas, incluindo duas novas construções, no Bairro Gralha Azul e também no Bairro Estados. Os investimentos nas unidades somam R$ 2,2 milhões. Ainda, o secretário anunciou um novo Centro de Fisioterapia para o município, no valor de cerca de R$ 3 milhões.

REGIONALIZAÇÃO - reforçando a capacidade de atendimento, o pacote de recursos também prevê a aquisição de duas novas ambulâncias, no valor de R$ 350 mil. Já para a Atenção Primária, serão mais R$ 775 mil em novos equipamentos e kits odontológicos. Os recursos também somam outros R$ 300 mil para a compra de uma mesa cirúrgica destinada ao Hospital Municipal. Para o secretário, os aportes fortalecem a estratégia de regionalização da saúde, levando os serviços para perto da casa dos paranaenses.

“Essa é a essência do governo municipalista. Temos fortalecido a capacidade de atendimento dos municípios de maneira igualitária, garantindo que o acesso aos serviços de saúde no interior seja o mesmo da capital. Nossa missão é garantir que nenhum paranaense fique desassistido”, concluiu Beto Preto.