Governo do Estado autoriza licitação de AME em Paranavaí  13/01/2023 - 18:10

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, autorizou, nesta sexta-feira (13),  a licitação para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Paranavaí. A unidade, que recebe um investimento de R$ 26 milhões, é a quarta deste tipo anunciada na semana e possuirá uma capacidade de atendimento de até 20 mil consultas médicas ao mês.

"Com a autorização do governador Ratinho Junior, fizemos esse projeto para atuar sobre um gargalo desafiante na saúde: as especialidades. O AME representa um novo e firme passo em direção a assistência médica perto da casa dos paranaenses", destacou o secretário.

O ambulatório, que se configura como AME Tipo I, será gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Parananema, o Cis/amunpar. O prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique, classificou a unidade como uma estrutura transformadora para a região.

"Estamos falando do acesso aos serviços de especialidades para mais de 280 mil pessoas. Teremos uma nova realidade, onde não será mais necessário o deslocamento para acessar esses serviços. Agradeço ao governo do Estado que atuou para que esse sonho se concretizasse", pontou o prefeito.

REGIONALIZAÇÃO – Em novembro do ano passado, o governo estadual, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), formalizou um investimento de R$ 203 milhões para a construção de dez Ambulatórios Médicos de Especialidade, em várias regiões. Trata-se de uma das principais ferramentas para efetivar a regionalização da saúde.

Serão contemplados os municípios de Campo Mourão (Centro-Oeste), Cianorte (Noroeste), Cornélio Procópio (Norte), Irati (Centro-Sul), Ivaiporã (Norte, Vale do Ivaí), Ponta Grossa (Campos Gerais), Paranaguá (Litoral), Paranavaí (Noroeste), São José dos Pinhais (RMC) e União da Vitória (Sul).

Na modalidade I são 37 consultórios e dez salas de exames em um espaço de aproximadamente 4 mil metros quadrados. Além do atendimento ambulatorial, alguns AMEs contarão com Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Fisioterapia e Laboratório de Análises. Os municípios de Campo Mourão, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Paranavaí e São José dos Pinhais, por exemplo, integram este pacote. Cada um poderá chegar a 20 mil consultas por mês. O investimento nestas obras passa de R$ 125 milhões.

No tipo II, as obras contemplam cerca de 2,5 mil metros quadrados com 22 consultórios e sete salas de exames cada. Nesta modalidade estão inseridos os municípios de Cianorte, Irati, Ivaiporã e União da Vitória, num investimento de mais de R$ 71 milhões. A capacidade de cada unidade será de cerca de 12 mil consultas mensalmente.