Governo do Estado autoriza última licitação de AME em Irati 24/01/2023 - 17:20

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, autorizou, nesta terça-feira (24), a licitação para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Irati, no valor de R$ 14,6 milhões, encerrando um ciclo de onze anúncios licitatórios de estruturas deste tipo no Estado.

"Esta é uma assinatura valiosa, a 11ª que realizamos neste mês e que dá início a uma nova etapa deste projeto que vai garantir uma transformação no atendimento especializado em todo o Estado. Os AMEs não representam apenas uma ampliação no acesso, mas uma afirmação da atuação do Governo do Estado em prol dos municípios. Estamos falando de um dos maiores projetos da Sesa, que irá colher frutos pelos próximos 30 anos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.”

O ambulatório, que se configura como Tipo II, contempla cerca de 2,5 mil metros quadrados com 22 consultórios e sete salas de exames cada. Nesta modalidade estão inseridos os municípios de Cianorte, Ivaiporã e União da Vitória, num investimento de mais de R$ 71 milhões. A capacidade de cada unidade será de cerca de 12 mil consultas mensalmente.

“Muita alegria e orgulho definem o que estamos sentindo com a assinatura destes recursos. Um momento histórico para toda a 4ª Regional de Saúde, que dará um salto em sua capacidade de atendimento. A realização deste sonho somente foi possível devido a parceria que encontramos na Sesa e no Governo do Estado”, enfatizou o prefeito de Irati, Jorge David.

AME – Em novembro do ano passado, o governo estadual, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), formalizou um investimento de R$ 203 milhões para a construção de dez Ambulatórios Médicos de Especialidade, em várias regiões. Trata-se de uma das principais ferramentas para efetivar a regionalização da saúde.

Serão, no total, 11 AMEs distribuídos nos municípios de Cornélio Procópio, Campo Mourão, Jacarezinho, Paranavaí, Irati, Cianorte, Ivaiporã, União da Vitória e São José dos Pinhais, além da unidade universitária de Ponta Grossa e a do Litoral, em Paranaguá.

REGIONALIZAÇÃO – Durante a cerimônia,  a Sesa também formalizou um investimento de R$ 2,1 milhões em para aquisição de equipamentos voltados à Saúde Bucal e Atenção Primária a Saúde. Ainda, o governo do Estado destinou quase um milhão para a renovação da frota de transporte sanitário dos nove municípios que integram a Regional de Saúde de Irati. Por fim, outros R$ 700 mil foram repassados como incentivo financeiro para 15 instituições, conforme a Resolução Sesa n° 875/2022, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

FILANTROPIA – O Hospital de Caridade de Irati também recebeu novos equipamentos, que vão desde mobiliário até máquinas industriais. Ao todo, os recursos somam R$ 2,8 milhões para a entidade filantrópica.

“Tenho reafirmado por todos os lugares em que passo: na saúde não há missão cumprida, mas missão sendo cumprida. Por isso é necessário manter os municípios equipados e os hospitais em pleno funcionamento, para garantir que nenhum paranaenses fique desassistido. A determinação do governador Ratinho Junior é de levar o atendimento até a casa das pessoas e é com essa gana que seguimos trabalhando pelo Paraná”, completou o secretário.

PRESENÇAS – Participaram do evento o deputado federal Sandro Alex; os deputados estaduais Hussein Bakri, Alexandre Curi, Moacyr Fadel e Rodrigo Estacho; além de prefeitos e lideranças da região.