Governo garante R$ 34 milhões para a área da saúde da região de Francisco Beltrão 19/01/2023 - 12:57

O Governo do Estado confirmou mais de R$ 34 milhões em investimentos para os 27 municípios de abrangência da 8ª Regional de Saúde, de Francisco Beltrão, no Sudoeste. Os recursos somam investimentos em obras que estão em andamento, a aquisição de equipamentos para saúde bucal, saúde da família, veículos e ambulâncias para Atenção Primária e transporte de pacientes, além de um incentivo adicional para 59 prestadores de serviço, conforme a Resolução Sesa n° 875/2022.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, que esteve no município, lembrou que nos últimos quatro anos o Governo do Estado liberou cerca de R$ 2,5 bilhões para a Atenção Primária. “É o maior investimento do Sistema Único de Saúde da história do Paraná. E hoje, no Hospital Regional do Sudoeste, confirmamos o investimento de mais de R$ 34 milhões entre obras, equipamentos, veículos e ambulâncias para toda a região de Francisco Beltrão”, disse.

Somente para as obras na região, o Governo do Estado já liberou R$ 19,6 milhões entre construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais. A Secretaria da Saúde também confirmou um repasse de R$ 3,2 milhões como um incentivo para custeio e manutenção dos atendimentos dos hospitais e entidades que prestam serviço para os 27 municípios da região e R$ 7,9 milhões para a aquisição de equipamentos e veículos em todas essas cidades.

“Sempre lutamos para que o Sudoeste recebesse importantes investimentos do Estado, em especial da Secretaria de Saúde e hoje reforçamos esse compromisso”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano.

“É muito importante poder chegar nesse momento no âmbito da saúde pública, em parceria com gestores e executores da área, sabendo que avançamos muito e avançaremos ainda mais. A união e integração do Governo com os serviços de Saúde da região são fundamentais para garantirmos a qualidade assistencial que nossa população precisa”, disse o prefeito de Francisco Beltrão, Cléber Fontana.

HOSPITAL REGIONAL – A Secretaria da Saúde também investiu recentemente R$ 3,4 milhões em equipamentos para o Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pecoits e R$ 200 mil para a compra de tablets para reforçar e agilizar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Francisco Beltrão.

No evento, o secretário Beto Preto também deu posse ao novo diretor-geral do Hospital Regional do Sudoeste, Geraldo Gentil Biesek, que reforçou a prioridade por ações de regionalização da saúde. “Quero assumir o compromisso de dar continuidade a esse trabalho de regionalização na condução dessa unidade tão importante para a região Sudoeste, incorporando novos recursos e aumentando a abrangência dos atendimentos”, afirmou.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Júnior; o coordenador da Assessoria Técnica de Projetos e Obras da Sesa, Adilson José Silva Lino; a diretora da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella; os deputados estaduais Paulo Litro e Nelson Luersen; o deputado estadual eleito Luís Corti; prefeitos e secretários municipais dos municípios da Região e colaboradores do hospital.