Guaratuba avança na saúde com mais de R$ 2 milhões em investimentos do Estado 17/01/2023 - 16:31

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, vistoriou nesta terça-feira (17) as obras da nova Unidade Mista de Saúde do hospital-maternidade de Guaratuba, no litoral paranaense. O investimento do Governo do Estado de R$ 1,4 milhão possibilitou a obra que fica anexa ao pronto-socorro, e vai otimizar a logística e os serviços de saúde e a melhoria dos atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente às gestantes.

“Esse é um sonho que foi pensado em 2019 e que começamos a ver os resultados. O novo espaço vai receber gestantes da antiga maternidade que poderão ser atendidas em um local novo, moderno e com mais capacidade e qualidade no serviço”, enfatizou o secretário.

Foi autorizado ainda nesta terça-feira (17) o repasse de R$ 705 mil para compra de veículos a serem usados pelas equipes da Atenção Primária, além de kits de equipamentos para a saúde bucal e da família. Os kits atenderão pacientes de especialidades, como odontológica, além de pacientes para o atendimento geral. Somente para a aquisição de veículos, serão repassados ao município R$ 350 mil.

“Entregamos recursos para as equipes médicas poderem ir até à casa do paciente, atender de maneira humanizada, valorizando assim a saúde da família, uma premissa do governador Ratinho Junior”, afirmou Beto Preto.

REGIONALIZAÇÃO - A obra e os novos repasses são essenciais para a política de regionalização do Governo do Paraná, já que desafoga as demandas do Hospital Regional do Litoral, situado em Paranaguá, garantindo atendimento adequado e em tempo oportuno aos moradores e veranistas da região.

A unidade permite a oferta de serviços de Atenção Primária e Pronto Atendimento de Baixa Complexidade, além do atendimento às gestantes da região litorânea. Para o prefeito Roberto Justus, os pacientes terão uma estrutura melhor, com disponibilização otimizada das equipes médicas.

“Essa obra esteve algum tempo parada, principalmente por conta da pandemia, mas agora está a todo vapor e será uma grande transformação da nossa saúde pública municipal. Faremos a migração da antiga maternidade e atendimentos das especialidades médicas”, disse o prefeito.

Acompanharam a visita o secretário municipal de Saúde de Guaratuba, Gabriel Modesto; a diretora-geral do Pronto Socorro e Hospital, Claudia Eloisa Cunha; o deputado estadual Nelson Justus e demais assessores.