Hospitais abrem vagas para programa de residência médica 06/01/2022 - 12:09

Com o objetivo de qualificar e fortalecer a assistência em saúde, mais dois Programas de Residência Médica são implantados no Estado. Um deles em cirurgia geral, do Hospital Regional do Litoral e o outro, em psiquiatria do Hospital Adauto Botelho.

A iniciativa é da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), responsável pelo processo de seleção dos candidatos. Do total das vagas, três são para residência médica em psiquiatria no Adauto Botelho, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que atende pacientes com transtornos mentais e duas para cirurgia geral, no Hospital do Litoral, situado em Paranaguá. Ambos os programas têm duração de três anos. As inscrições encerram dia 11 de janeiro e podem ser feitas pelo site da ESPP.

“Este é um passo importante para a expansão das bolsas de estudo em todo o Paraná. Nesta gestão, a ESPP tem sido fortalecida e referência na formação e qualificação profissional. A prioridade é que seja um centro formador de novos profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), em áreas que demandam muitos atendimentos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O processo de seleção acontecerá em duas fases, com uma prova objetiva, a ser realizada no dia 23 de janeiro, com 50 questões de múltipla escolha com igual número de questões nas áreas básicas de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, obstetrícia, ginecologia e medicina preventiva e social. Na segunda fase será feita análise do currículo do candidato. O valor da bolsa assegurada aos médicos residentes, em regime especial de treinamento em serviço, será de R$ 4.106,09.

A ESPP oferece também programas de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Programa em Área Profissional da Saúde Enfermagem Obstétrica.

INSTITUIÇÃO – Investe na formação e qualificação dos profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atua na formação inicial, ensino profissionalizante e ensino superior. Criada em 1958 com a vocação de atender à implantação e desenvolvimento de programas, ações e serviços bem como formar profissionais especialistas para a atuação na área da Saúde Pública.