Hospital Regional da Lapa completa 92 anos de existência 01/11/2019 - 17:10

Referência no tratamento em tuberculose, o Hospital Regional São Sebastião iniciou os atendimentos no dia 30 de outubro de 1927. Inicialmente chamado de Sanatório São Sebastião, a estrutura quase centenária chegou a atender mais de 400 pacientes internados para o tratamento da tuberculose.

“Com a evolução da medicina e dos medicamentos, a tuberculose se tornou uma doença tratável e prevenível. Por isso, atendemos uma quantidade menor de pacientes, já que temos menos doentes. Mas nós trabalhamos com qualidade, estrutura e suporte para oferecer a melhor condição às pessoas que passam por aqui meses e até anos”, explicou o diretor-geral do Hospital, Miguel Arnoldo Wille.

Além do tratamento da tuberculose, o Hospital São Sebastião tem os serviços de clínica médica e clínica cirúrgica (urologia, ginecologia e cirurgia geral). A equipe que trabalha na unidade realiza diversas atividades festivas e de entretenimento para o bem estar dos pacientes durante o ano.

“Entendemos que pacientes vivem um período da sua vida aqui e por isso ele tem que se sentir bem no ambiente”, comentou Wille.

Um dos médicos do Hospital, o infectologista Francisco Beraldi de Magalhães, cita que a acolhida dos pacientes é fundamental para o tratamento. “Aqui, por questões estratégicas é fora dos grandes centros e os pacientes ficam por longos períodos. Assim, o ideal é que eles tenham uma convivência boa para dar suporte ao tratamento.”

A técnica da Divisão de Aids, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase, Juliana Taques falou que a comemoração do aniversário é uma possibilidade de reconhecimento do trabalho realizado. “Comemoramos porque teve muita dedicação e zelo para que o Hospital permanecesse na sua essência. Desejo sucesso e que tenhamos a cada dia mais e maiores motivos para comemorarmos os avanços neste local.”

O Hospital Regional São Sebastião está localizado no município da Lapa, distante 70 quilômetros de Curitiba. É uma das 21 unidades próprias do Estado, entre centros de especialidades e hospitais.