Hospital da Zona Sul de Londrina realiza mutirão de cirurgias 08/08/2019 - 15:00

hospitallondrina

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) através do Hospital Zona Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Londrina, promovem a partir deste mês de agosto, o mutirão de cirurgias eletivas de ginecologia.

A expectativa do hospital é zerar a fila nesta especialidade e dar continuidade nas demais especialidades. Ao todo, serão realizadas 600 cirurgias como: laqueadura, histerectomia, colpoperineoplastia, curetagem, entre outras. A proposta é que ainda neste mês o mutirão se estenda as especialidades de otorrino, vascular e cirurgia geral, com isto o número de cirurgias passará de 200/mês, 2.400 ao ano, para 320 por mês, totalizando 3.800 cirurgias anuais, gerando um aumento de 60%.

“O hospital Zona Sul tem um centro cirúrgico totalmente equipado para atender a população do município e as cidades da região. São realizadas 55% de cirurgias da região de Londrina e 45% de outros municípios através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), prestando assistência a todos que necessitam” disse o diretor-geral interino do hospital, Geraldo Júnior Guilherme.

Neste ano a proposta é que a instituição realize as 3.800 cirurgias, 9.000 internações e 36.000 atendimentos de pronto socorro. Além disso, o hospital é referência de nível secundário para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), busca espontânea, internações clínicas e cirurgias eletivas para Londrina e municípios da região.

INFORMAÇÃO – Toda quinta-feira de cada semana, a enfermeira supervisora do centro cirúrgico, Elza de Lara Bezerra, realiza um encontro com os pacientes que irão passar por algum procedimento cirúrgico, para dar orientações, informações e tirar dúvidas dos pacientes.