Hospital do Trabalhador abre inscrições para residência médica em nove especialidades 20/08/2025 - 17:06
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quarta-feira (20), o edital do processo de seleção nos Programas de Residência Médica 2025/26 do Hospital do Trabalhador, de Curitiba, uma das unidades próprias do Estado. As residências são nas áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina Intensiva, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, Cirurgia Vascular e Neurocirurgia.
Ao todo serão 32 vagas, com duração de um a três anos. A inscrição deverá ser feita, exclusivamente, via Internet, mediante o preenchimento do formulário, no período estabelecido no Edital AMP 2025, disponível no site da Associação Médica do Paraná.
Os candidatos serão avaliados por uma prova teórica objetiva de conhecimentos, a ser realizada pela Associação Médica do Paraná (AMP) e avaliação de currículo, de responsabilidade da Comissão de Residência Médica (COREME/HT).
"O Hospital do Trabalhador é um centro de referência que cumpre um papel estratégico não apenas na assistência, mas também na formação de profissionais. Os médicos que passam por aqui saem preparados para atuar em diferentes regiões do Paraná, garantindo um atendimento de qualidade à população. O volume expressivo de mais de 265 mil atendimentos realizados apenas em 2024 evidencia a importância dessa unidade na resposta à alta demanda por cuidados médicos em nosso estado", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O Hospital do Trabalhador é reconhecido como Hospital de Ensino (HE) pelos ministérios da Saúde e da Educação desde 2005. A unidade se destaca na inovação assistencial e na incorporação de novas tecnologias em saúde, sendo um dos principais centros de formação de profissionais da área no Paraná. Além dos programas de Aperfeiçoamento e Residência Médica, o hospital oferece estágios curriculares, internato médico, atividades de ligas acadêmicas e incentivo à pesquisa científica.
No último processo seletivo, mais de 700 candidatos concorreram a 30 vagas nos Programas de Residência Médica, reforçando o reconhecimento e a credibilidade da instituição. Desde a criação do programa, em 2006, mais de 200 médicos especialistas já foram formados pelo Hospital do Trabalhador, atuando com excelência em diversas áreas da medicina.