Investimento do Estado garante ampliação e leitos de UTI para hospital de Loanda 12/05/2023 - 14:22

O governador em exercício Darci Piana anunciou nesta sexta-feira (12) um convênio de R$ 14,4 milhões para a ampliação do Hospital Santa Catarina, de Loanda, no Noroeste do Estado. Piana assinou a ordem de serviço que autoriza o início da obra, que vai quase triplicar a área construída do hospital, permitindo a implantação de 48 novos leitos, sendo 12 de UTI, serviço que ainda não é disponibilizado no município.

Piana afirmou que o investimento integra a estratégia do Governo do Estado de descentralizar a saúde, levando os atendimentos para mais perto das pessoas. “O governo estadual investe em diversas áreas, mas nada é mais importante do que a saúde, porque sem ela nada mais caminha”, disse.

“E essa é a preocupação do Governo do Estado. Fazemos esse investimento, junto com o município, porque era isso que essa região necessitava. Com a ampliação, o Hospital Santa Catarina, que tem uma história de décadas, vai prestar um serviço de ainda mais qualidade para as pessoas”, destacou o governador em exercício.

Do total investido, o Governo do Estado repassou R$ 13,7 milhões, o que equivale a 95% do total. O restante, R$ 719,5 mil, é a contrapartida do município. A previsão é que a obra de ampliação seja entregue em até dois anos.

“O Estado tem uma importante parceria com o Hospital Santa Catarina, que com essa ampliação vai melhorar ainda mais o atendimento da população”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “A unidade ajuda a trazermos uma saúde melhor para o Paraná, dentro da proposta do governo de promover uma regionalização que torna a saúde mais próxima dos paranaenses”.

Segundo o prefeito de Loanda, Zé Maria, os pacientes que hoje precisam do atendimento intensivo têm que se deslocar até Paranavaí, a mais de 80 quilômetros de distância. “Em algumas cidades da região, é preciso percorrer até 130 quilômetros para conseguir um leito de UTI, o que será solucionado com essa ampliação”, explicou.

Referência na 14ª Regional de Saúde, após a ampliação a unidade será transformada no Hospital Regional de Loanda, contemplando uma área que abrange 12 municípios, com uma população estimada em cerca de 130 mil habitantes.

“Com essa liberação, com o governo olhando para o Extremo Noroeste, todo esse povo vai ser atendido aqui em Loanda”, afirmou Zé Maria. “Várias cidades são pontos turísticos, e esse investimento vai também ajudar nesse setor. As pessoas que vêm visitar terão mais confiança, porque sabem que estarão próximas de um hospital que ofertará todos os atendimentos necessários. Toda a região será beneficiada”.

AMPLIAÇÃO – Atualmente, o hospital possui uma área construída de 1.723 metros quadrados, com 58 leitos, sendo 35 deles disponibilizados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura ainda conta com sala de pronto-socorro com dois leitos, centro cirúrgico com três salas, além de enfermarias clínicas.

Com as obras, a unidade vai ganhar mais 2.780 metros quadrados de área, totalizando 4,5 mil metros quadrados de instalações, o que vai permitir a ampliação dos serviços de apoio e das especialidades atendidas. O hospital também vai ganhar um novo centro cirúrgico com quatro salas e uma central de materiais esterilizados.

Além dos 12 leitos de UTI adulto, ele terá mais 36 leitos de internação. Com isso, o hospital terá capacidade de realizar 200 procedimentos cirúrgicos e 200 internamentos clínicos a mais por mês.

Com mais de 60 anos de história, o Hospital Santa Catarina era particular, mas em 2021 se tornou filantrópico e foi credenciado pela Secretaria de Estado da Saúde para prestar atendimento pelo SUS. Com isso, passou a atender 12 especialidades médicas, com destaque para as cirurgias gerais, ortopedia e materno-infantil.

“Essa ampliação vai trazer um salto muito grande, vai aumentar as especialidades e complexidade do atendimento”, ressaltou o superintendente Institucional da unidade, Eduardo Andrade Pereira.

“Já aumentamos bastante os serviços no último ano. Inicialmente tínhamos obstetrícia, cirurgia geral, oftalmológica e ginecológica. Hoje já contamos com ortopedia, urologia, otorrinolaringologia e cirurgias vasculares”, explicou Pereira. “Essas especialidades entraram no último ano, quando começamos a operar através do SUS. Nesse período, realizamos mais de mil cirurgias eletivas, e a expectativa é aumentar ainda mais”.

OUTROS RECURSOS – Durante o evento, também foi entregue para Loanda um micro-ônibus, no valor de R$ 700 mil, e uma ambulância de R$ 250 mil. Os veículos vão reforçar a qualidade da Atenção Primária à Saúde do município e permitir o transporte de qualidade dos pacientes.