Londrina recebe mostra de pesquisas que propõem melhorias na saúde 05/07/2019 - 09:00

Inesco

Será realizada em Londrina na próxima semana a 5ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde, com a apresentação de projetos e experiências que resultem em melhorias no atendimento, com prioridade aos usuários do SUS. É a primeira vez que Londrina será cidade sede da Mostra, realizada até então em Curitiba (três edições) e no Litoral paranaense (Matinhos, em 2017).

A cerimônia de abertura será na quinta-feira, dia 11 de julho, às 8h30, no Teatro Filadélfia. Em seguida, começam as apresentações dos 365 trabalhos selecionados pela Comissão Científica do Instituto de Estudos em Saúde Pública (Inesco), atividade que se estenderá durante todo o dia no Campus JK da Unifil, universidade sede do evento.

Serão compartilhados projetos realizados ou em andamento na academia, por estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores e, também, por 186 servidores da área da Saúde Pública. E, ainda, relatos de experiências que tiveram êxito em procedimentos, inovação em aplicação de equipamentos e programas de ensino que contemplem  a multidisciplinaridade das 12 carreiras da área da saúde, diretamente envolvidas.

Os projetos de pesquisas em saúde abrangem 16 eixos propostos, que tratam de diferentes e importantes pontos, incluindo a novidade dessa mostra, que é a interface da saúde pública com a saúde suplementar.

Do total dos selecionados, 97 trabalhos também concorrem ao 4º Prêmio Inova Saúde Paraná. Após a avaliação das apresentações, serão definidos os três primeiros lugares em cada um dos eixos, além de uma premiação específica para três experiências exitosas. O Prêmio revela talentos, valoriza e incentiva profissionais, estudantes e pesquisadores que colaboram para o desenvolvimento e implantação de novas políticas públicas de saúde no Paraná.

Complementam a programação do primeiro dia da Mostra o 2º Seminário da Rede de Pesquisa em Saúde da SESA, o 2º Encontro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Paraná e o 1º Encontro da Rede de Preservação da Memória da Saúde Pública do Paraná, com a realização de três painéis que enfocam temas específicos desses eventos paralelos. Outros quatro painéis programados para o dia seguinte discutem a saúde bucal no Paraná, uma proposta de padronização das dietas hospitalares, os desafios e perspectivas das equipes gestoras do SUS e as novidades dos cuidados paliativos, não só nos hospitais especializados, mas também na Atenção Primária.

O encerramento, no final da manhã de sexta-feira (dia 12), contará com a participação do secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto,.

A Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde é realizada e promovida pelo Inesco em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e, nesta 5ª edição, em que estão inscritos mais de 600 participantes.