Luta contra a Aids: Saúde promove testagem rápida e conscientização no Centro de Curitiba neste sábado 28/11/2025 - 17:54
O dia 1º de dezembro é marcado pela luta contra a Aids, data que reforça a toda população a importância da conscientização, prevenção e tratamento da doença. Para dar início às ações que serão desenvolvidas ao longo do mês, em parceria os municípios, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio do Hospital Oswaldo Cruz, fará testagem rápida no Centro de Curitiba, além da distribuição de material impresso de conscientização. A ação ocorre das 10h e às 15 horas deste sábado (29), na Rua das Flores com a Travessa Oliveira Belo, perto do Bondinho da Rua XV.
Durante todo o mês de dezembro, outros municípios, com o apoio das 22 Regionais de Saúde, realizarão diversas ações alusivas ao Dezembro Vermelho, como testes rápidos, distribuição de insumos, orientações em escolas e espaços públicos e privados, sempre levando a informação sobre o HIV, como uma forma importante de prevenção.
“Este dia é um lembrete poderoso de que a luta contra a Aids deve ser uma prioridade contínua em nossas políticas de saúde pública. Através da testagem, das campanhas educativas e de prevenção, temos a oportunidade de desmistificar o HIV e reduzir o estigma que ainda cerca a doença, permitindo que mais pessoas busquem testes e tratamento sem medo de discriminação”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.
A secretaria estadual realiza diversas ações e cuidados específicos para proporcionar um atendimento resolutivo e de qualidade em toda a rede pública de saúde, como a distribuição de preservativos (masculino e feminino) ao longo do ano e de gel lubrificante, além da aquisição e distribuição de fórmula láctea infantil para crianças expostas ao HIV, garantindo a nutrição até os seis meses de idade.
Há também o reforço, junto às Regionais de Saúde, na ampliação da cobertura da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) – uma dose combinada de dois medicamentos diários utilizados para prevenir a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). A Sesa enfatiza a importância de os municípios ofertarem esta combinação, que se reflete na diminuição de casos novos de HIV/Aids
Existem duas modalidades indicadas: a PrEP diária e a PrEP sob demanda. A diária consiste na tomada contínua dos comprimidos, indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ao HIV. Já a modalidade sob demanda é somente quando a pessoa tiver uma possível exposição de risco ao HIV.
As estratégias têm alcançado bons resultados. O Paraná obteve a certificação referente à eliminação da transmissão vertical do HIV – da gestante para o bebê – em 2023. No próximo dia 3 de dezembro, em solenidade em Brasília, o Estado receberá a recertificação da eliminação da transmissão vertical do HIV.
“Essa é uma conquista de todos os profissionais de saúde que têm trabalhado arduamente para o controle e tratamento da doença nas gestantes e seus filhos”, reforçou Beto Preto.
VHIVA BEM 2025 – O Hospital Oswaldo Cruz, que integra o Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), promove na segunda-feira, 1º de dezembro, uma programação especial em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Neste ano, o evento “VHIVA Bem 2025 – Saúde Sexual: Inclusão e Reprodução” busca ampliar o diálogo sobre prevenção, diagnóstico, direitos reprodutivos e promoção da saúde sexual, com foco na inclusão, no acesso à informação e no combate ao estigma.
O evento será no auditório do Hospital Oswaldo Cruz, que fica na Rua Amintas de Barros, 816, bairro Alto da XV, em Curitiba, a partir das 13h.
NÚMEROS - Atualmente, mais de 38 milhões de pessoas no mundo vivem com o HIV, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, até 2020, estimativas apontam, aproximadamente, 936 mil PVHA (Pessoa Vivendo com HIV/Aids).
No Paraná, de 2010 a 2025, foram notificados 32.703 casos de Aids em adulto e 21.983 casos de HIV. A maior concentração está na faixa etária de 20 a 39 anos (65,7%). A proporção no período é de, aproximadamente, 2,5 casos do sexo masculino para cada caso do sexo feminino. Em 2024, no Estado, foram registrados 19,9 casos por cem mil habitantes. Em 2025, dados até 17 de novembro, apontam para uma redução, sendo registrados 16,3 casos por cem mil habitantes.
DIA MUNDIAL - O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1988. A data é uma oportunidade para unir esforços globais na luta contra o HIV/Aids, promovendo a educação, a solidariedade e a mobilização social. O momento serve para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico, tratamento e apoio às pessoas vivendo com o HIV/Aids, além de reduzir o estigma e a discriminação associados à doença.



