Mães e filhos na Saúde: laços maternos e caminhos semelhantes 11/05/2025 - 09:40
Neste domingo (11), Dia das Mães, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) parabeniza todas as mães pela dedicação e força com que desempenham no dia a dia sua jornada de maternidade e o trabalho em prol da saúde no Paraná. Inspirado no dia, a Sesa compartilha as histórias de mães e filhos que atuam juntos na rede estadual de saúde.
Débora Cordeiro Machado há oito anos está na Vigilância em Saúde do Trabalhador e Implementação da Política Pública de Saúde do Trabalhador, na 2ª Regional de Curitiba. Marina Machado iniciou em 2024 residência em Gestão da Saúde Pública, no prédio central da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pela Universidade Estadual de Londrina. O trabalho envolvendo a saúde do Paraná as une, mãe e filha. Juntas, trocam experiências semelhantes do local do trabalho e ainda reforçam os laços entre elas.
"Trabalhar na mesma secretaria é muito positivo, pois trocamos informações e ideias sobre a saúde do Estado, além de compartilharmos interesses em comum do dia a dia”, explica Débora.
“Atuamos em departamentos diferentes, o que enriquece ainda mais nossas conversas e experiências. Essa troca constante nos permite colaborar, apoiar uma à outra e aprimorar os processos de trabalho."
Mas, além das mães incentivarem seus filhos, há também muitos filhos que desempenham o papel de inspirar suas mães. Em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, o motorista Edinardo de Zorzi foi quem encorajou a mãe Eliane Teresinha de Zorzi a realizar o concurso público na área da saúde.
“Sou servidor há 17 anos. Soube do concurso e insisti para que minha mãe fizesse. E deu certo. Apesar de estarmos em locais diferentes, temos muito em comum, afinal partilhamos de muito objetivos comuns na área da saúde”, explica.
Em 2011, iniciou suas atividades como auxiliar operacional no Hospital Regional de Francisco Beltrão. Para ela, ser mãe é um dom divino.
“Ser mãe é mais que amor é mais que cuidar é mais que ensinar. É colecionar memórias, preparar e capacitar. E um amor incondicional. Quando se conhece esse amor, se entende o amor de Deus por nós”.