Maior lote de vacinas da Pfizer deve ser enviado ao Paraná nesta segunda-feira 07/06/2021 - 11:11

O Paraná deve receber 145.080 doses de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech nesta segunda-feira (7). Este é o maior lote do imunizante já enviado ao Estado. As vacinas da 23ª Pauta de Distribuição chegam ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 22h15.

O Ministério da Saúde orienta, por meio do 21º Informe Técnico, que as vacinas sejam destinadas a primeira dose nos grupos de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de educação do ensino básico, forças de segurança e salvamento e forças armadas e trabalhadores do transporte aéreo.

“Todo envio de vacinas é importante, principalmente neste momento de aumento no número de casos e internações pela Covid-19. Este novo lote será destinado a continuação da cobertura dos grupos prioritários, para que possamos avançar na vacinação em todo o Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

NOVA ORIENTAÇÃO – O documento do Ministério da Saúde informa que baseado no estudo de estabilidade da vacina, o período de armazenamento foi ampliado de cinco para 31 dias, à temperatura de 2º a 8ºC, “proporcionando facilidade de logística à rede de frio, tecnologicamente estruturada para atuação nesta faixa de temperatura”.

A Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) orienta também que o transporte dos imunizantes seja realizado no período máximo de 12 horas, considerando a mesma temperatura.

DESCENTRALIZAÇÃO – Essa é a 7ª remessa de imunizantes da farmacêutica norte-americana enviadas ao Paraná, somando 360.360 doses. A orientação inicial do Ministério da Saúde recomendava que essas vacinas fossem distribuídas somente para as capitais, considerando as orientações específicas de armazenamento e aplicação.

Desde o segundo envio do Governo Federal, o Estado tem descentralizado as doses para mais municípios. “A orientação do governador Ratinho Junior é de ofertar o maior número de doses, dos diferentes imunizantes disponíveis, para todas as regiões do Estado, e com este novo lote não será diferente”, explicou Beto Preto.