Mais de 152 mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo no dia D
18/02/2020 - 18:00

sarampo

O balanço parcial divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio das 22 Regionais, aponta até o momento 152,553 mil doses aplicadas da vacina do sarampo somente no dia D, realizado no sábado (15) no Paraná.

 

Em Curitiba e Região Metropolitana, na 2ª Regional de Saúde, 24.322 pessoas receberam a vacina. Atualmente a capital paranaense é responsável por 90% dos 850 casos confirmados de sarampo no Estado. O último boletim divulgado na semana passada registra 2.992 notificações e 1.711 casos em investigação. Os dados são registrados desde agosto de 2019, quando foi divulgado o primeiro caso de sarampo após 20 anos sem a doença no Paraná.

“O número de vacinados para um dia de mobilização é expressivo, mas pode melhorar. A maioria dos casos confirmados são adultos jovens de 20 a 29 anos de idade. Portanto, o foco principal desta etapa da campanha de vacinação é esta faixa etária”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) mostram que dos 600 mil jovens do Paraná, apenas 5,2 mil haviam se vacinado contra o sarampo no último ano. Para este grupo a vacinação deve ser feita indiscriminadamente, ou seja, não é necessária a apresentação da carteirinha, a vacina deve ser aplicada em todos os casos.

CAMPANHA – Mais de 1,2 milhão de doses da vacina tríplice viral foram distribuídas aos municípios para atender a demanda da campanha. A vacina também garante proteção contra a rubéola e a caxumba. A campanha nacional de vacinação contra o sarampo iniciada em 10 de fevereiro segue até o dia 13 de março e abrange a faixa etária de 5 a 59 anos. No Paraná o público-alvo tem entre 20 a 29.

SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Últimas Notícias