No 2º dia, encontro do PlanificaSUS projeta ações para replicar programa nos municípios 15/03/2023 - 16:07

Profissionais da saúde seguem reunidos em Cascavel, no Oeste do Estado, no 7º Encontro de Formação de Tutores Regionais do PlanificaSUS. Este é o segundo dia da capacitação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e tem como objetivo principal a expansão do programa de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. O evento encerra nesta quinta-feira (16).

Após o encontro os participantes, que representam as 22 Regionais de Saúde, terão a missão de repassar aos tutores municipais a metodologia utilizada no programa. As ações serão implantadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para um atendimento direcionado e conjunto das equipes multiprofissionais.

O PlanificaSUS é uma estratégia para a integração e organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde. “A Atenção Primária, que é o foco desse programa nacional, é a principal porta de entrada do SUS e o elo com toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS).  Acompanhar o usuário, dar continuidade aos cuidados dele e estar próximo, poderá evitar problemas futuros, com doenças graves”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

O programa foi implantado no Paraná em 2019, mas por conta da pandemia somente em 2022 ganhou força. Todos os 399 gestores municipais aderiram à proposta, e o resultado dessa ação pôde ser aplicada em 423 UBS. Para este ano, o PlanificaSUS deverá ser implantado em mais 450 unidades, abrangendo 30% das UBS de todo o Estado.

“A adesão de todos os municípios é um grande diferencial a nível nacional, pois dentre os 17 estados que implantam o programa o Paraná destaca-se como o único que conquistou essa abrangência”, disse a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

RESULTADOS – A Regional de Foz do Iguaçu, por exemplo, tem 53 UBS, que abrange nove municípios (Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Sertanópolis). Destas, 11 já fazem parte do programa e está prevista, para este ano, a expansão para mais 23 unidades, somando 34 UBS participantes do Planifica SUS, até ao final de 2023.

Na Regional de Foz do Iguaçu a ação está voltada para a Linha de Cuidado do Idoso. As equipes fazem acompanhamento frequente das pessoas, monitorando-as. De acordo com a diretora Ielita Santos, a ação refletiu na diminuição de internamentos e do cuidado com a própria saúde do idoso, resultando em qualidade vida.

“As equipes estão mais inteiradas, dentro da sua região, havendo maior integração e apoio dos gestores municipais. Agora vamos replicar essas novas ações para expandir ainda mais a outras unidades do município”, afirmou.

Outro projeto que abrange o PlanificaSUS é a imunização. As salas de vacinas, na maioria localizadas nas UBS, fazem parte desse trabalho. Para a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virgínia Dobkowski, o acompanhamento e busca ativa dos usuários, sabendo especificamente onde eles estão, ajudam a manter o calendário vacinal em dia.

APS – A Atenção Primária à Saúde é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde.

É desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.