Ouvidor da Sesa passa a atuar na Ouvidoria Geral do Estado 15/09/2020 - 10:05

Yohhan de Souza, o Ouvidor Geral do SUS no Paraná, foi convidado pelo Controlador Geral do Estado, Raul Clei Coccaro Siqueira, para coordenar a Ouvidoria Geral do Estado. Posição que assumirá nos próximos dias.

A nova função tem semelhanças com a atividade anterior, mas com maior alcance. As ouvidorias são uma forma de ampliação do espaço público e democrático que buscam valorizar o exercício cotidiano da cidadania, por meio de solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios sobre as ações e programas de governo. A Ouvidoria Geral do Estado é a gestora das ouvidorias das secretarias e de órgãos públicos, e tem, também, a função de coordenação e manutenção do Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias – SIGO, do Poder Executivo Estadual.

OUVIDORIA SUS - Criada por meio da Resolução 113 de 2011, a Ouvidoria Estadual do SUS no Paraná passa a ter a terceira pessoa atuando frente à área. Quando foi instituída, a servidora Oliva de Fátima Pacheco Vasconcellos foi nomeada Ouvidora e permaneceu no cargo até se aposentar, em 2018. Quando deixou a posição, Oliva indicou para a função o seu assessor, Yohhan Garcia de Souza, que havia iniciado o trabalho na área como estagiário.

“A Secretaria da Saúde tem um time experiente de pessoas conhecedoras da Ouvidoria, temos a sorte disso. O Yohhan, que agora nos deixa para assumir a todas as ouvidorias, na Ouvidoria Geral do Estado, Eu, que foi Ouvidor no SUS, nosso chefe de gabinete, Geraldo Biesek, que também trabalhou comigo no Ministério da Saúde, o nosso diretor geral, Nestor, que implantou ouvidorias nos municípios quando foi diretor de Regional, são forças e conhecimentos distintos que vieram para somar e tornaram possível a ouvidoria como é hoje”, afirmou o secretário Beto Preto.

O secretário foi o primeiro Ouvidor Geral do SUS após a formalização do órgão, junto ao Ministério da Saúde em 2003, e percebe a importância da dedicação do responsável pela área. “Vejo o Yohhan como um trabalhador incansável e que fez um grande diferencial durante a pandemia pela Covid-19. Ele esteve à frente do atendimento à população pelo 0800 e whatsapp esclarecendo dúvidas e orientando cidadãos, nós agradecemos a todo o empenho e dedicação”, comentou.

Yohhan trabalha na Ouvidoria desde os primeiros meses de existência do setor, entrou como estagiário e se estabeleceu, chegando até o cargo de coordenação da área em 2018, onde atuou até setembro de 2020. Após 13 anos, o servidor foi convidado para assumir a Ouvidoria Geral do Estado, na Controladoria Geral do Estado, que é responsável pela gestão de todas as ouvidorias de secretarias e instituições públicas do Paraná.

DEDICAÇÃO - “A Sesa representa a minha vida. Porque são 13 anos que estou na Secretaria. Trabalho com muita vontade, porque a Ouvidoria é uma forma de servir à população e dessa forma eu deixo o meu legado nesse mundo, podendo trabalhar na área da saúde para 12 milhões de pessoas”, disse o Ouvidor.

A Ouvidoria da Sesa expandiu a atuação em meio à pandemia. A equipe que atua na área foi reforçada com a Central de Atendimento Avançado Covid-19, com atuação 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Por causa da Covid-19, alguns dos nossos planos foram alterados. Mas sem dúvida a atuação da Ouvidoria nesse período foi importante e fundamental para ajudar o esclarecimentos e orientações para a população”, completa Yohhan.

Entre as atividades e projetos que a equipe da Ouvidoria realizou nesses últimos anos, o ouvidor destaca:

- A ampliação da equipe, de três para 14 pessoas (incluindo os estagiários), a que atribui ao reconhecimento da importância do trabalho realizado pela área;

- O aumento expressivo da demanda, em 2011 foram 4 mil manifestações, em 2019 a equipe da ouvidoria realizou mais de 40 mil manifestações;

- Implantação de ouvidorias em 399 municípios do Estado, além de ouvidores nos hospitais próprios e regionais de saúde, chegando a mais de 500 profissionais;

- Reconhecimento do trabalho realizado por ouvidorias da Saúde de outros estados;

- Implantação do canal de Whatsapp para registro de manifestações;

- Parceria com o Ministério Público que auxilia a monitorar e a efetivar o trabalho das ouvidorias dos municípios.

NOVA OUVIDORA - A servidora da Sesa Patrícia Maria Cardoso Ferreira assumiu a Ouvidoria Geral do SUS esta semana. Tem formação técnica em enfermagem e gestão em saúde. “Após passar pela Ouvidoria da Regional de Saúde de Paranavaí, entre outras áreas. E atuando nessa área, eu percebi que a proximidade com o cidadão que eu buscava para poder ajudar era ali mesmo. Então surgiu a possibilidade de vir para Curitiba e agora assumir essa posição. É uma etapa diferente de todas na minha vida, que eu não almejava, mas que foi um presente”.

Inicialmente Patrícia pretende seguir com as ações em andamento e em breve efetivar a instalação do número tridígito para atendimento ao cidadão.

MANIFESTAÇÕES - Todo cidadão pode registrar manifestação na Ouvidora Geral do SUS no Paraná. Para isso, poder utilizar o whatsapp (41) 3330-4414 ou ligação pelo 0800 644 44 14 .