Ouvidoria da Sesa recebe prêmio da CGE por prevenção à corrupção e transparência na gestão    15/12/2022 - 11:17

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi contemplada, pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), com o Prêmio Destaque CGE – Ética e Integridade, dentre os mais de 60 órgãos e entidades do Governo do Paraná. A premiação foi entregue para a ouvidora-geral da Saúde, Lais Alves Ventura, na categoria Agente de Transparência Setorial, pelo trabalho realizado durante o ano no setor.

“Os servidores e agentes são os representantes do serviço público. Essa premiação é uma forma de valorizar aqueles que mais se destacaram dentro de suas funções. Receber este prêmio é resultado de que os paranaenses estão bem assistidos”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O prêmio foi entregue durante o 3º Simpósio Paranaense contra a Corrupção, realizado no dia 2 de dezembro, no Canal da Música, em Curitiba. Na ocasião, também foram anunciados destaques para a Transparência, Controle Interno e Compliance, por meio de votação interna.

“Estou muito feliz e grata por este reconhecimento. Meu agradecimento ao secretário Beto Preto pelo apoio e confiança. Ele sabe da importância desse trabalho, pois também já atuou nessa área, sendo o primeiro Ouvidor do Sistema Único da Saúde (SUS) do Ministério da Saúde”, comemorou Lais Ventura.

“Quero agradecer principalmente, à minha equipe da Ouvidoria, pois sem eles e todo o esforço e dedicação que tiveram, esse prêmio não seria possível. O prêmio é de todos nós. Seguiremos dando continuidade a esse trabalho”, completou.

PREMIAÇÃO – Os critérios deste prêmio são embasados no trabalho realizado de fomento à prevenção da corrupção e promoção da transparência, do acesso à informação e do Controle Social no poder Público Estadual. A equipe da Ouvidoria, composta por 12 servidores e estagiários, atendeu ao solicitado pela CGE, por meio da Coordenadoria de Transparência e Controle Social garantindo desta forma, o destaque durante o ano nesta categoria.

Foram realizadas ações para a publicação de informações das prestações de contas, operações financeiras, escalas dos profissionais da saúde, além de outras, atualizadas constantemente. As informações são disponibilizadas de forma integral, possibilitando a pesquisa e consulta dos dados no Portal de Transparência Institucional, vinculados, ao Portal de Transparência do Estado.

Além deste prêmio, a pasta também recebeu destaque na categoria Gestores de Transparência, pelo trabalho de compliance realizado no órgão. O secretário Beto Preto esteve presente no evento e agradeceu pessoalmente esse reconhecimento. A CGE enfatizou a forma transparente e clara das ações realizadas, aprimorando o combate à corrupção e gestão eficiente e confiável dos recursos públicos.

“Foi uma satisfação receber esse reconhecimento. Agradeço ao controlador-geral pelo esforço em levar o assunto do compliance e da transparência, da ética e da integridade até nós, servidores da saúde. Trabalhamos para o combate à corrupção, com uma gestão eficiente e honesta”, finalizou o secretário.