Pacientes do Hemepar manifestam gratidão no Dia Nacional do Doador de Sangue 25/11/2019 - 14:10

hemepar

Nesta segunda-feira (25) é celebrado nacionalmente o Dia do Doador de Sangue, e o Hemepar - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná - comemora a data agradecendo aos doadores por este gesto de amor.

“Comemoramos e agradecermos pelas doações que tivemos. É uma lembrança que fazemos para demonstrarmos a gratidão a este gesto tão importante. Doar sangue é, efetivamente, um ato de amor ao próximo. É justamente a doação que faz muitas vezes com que uma vida seja salva. Por isso, é muito importante que as pessoas doem sangue”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Hemorrede está recebendo os doadores com enfeites, balões de corações e lanche especial. O desenhista Brunno Natal retratou o rosto dos pacientes que recebem transfusões pela rede e cada um deles escreveu uma mensagem aos doadores. “Este ano fizemos o “corredor da gratidão”, com desenhos do rosto de pacientes e mensagens de agradecimento onde o próprio beneficiado transmite o que este ato significa na vida dele” explica a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza.

MENSAGENS – João Maria de Oliveira, morador de Carambeí, escreveu: “Venho uma vez por mês ao Hemepar para meu tratamento. Agradeço pela sua doação, com o seu sangue eu consigo viver melhor. Obrigado”.

Danielly de 13 anos, portadora da doença falciforme, diz que desde os cinco anos precisa de transfusões. “Queria agradecer por você estar fazendo o bem a quem precisa. Nunca se esqueça de nós”.

Gabrielly, portadora de falciforme diz “tenho nove anos e desde os sete precisei de seu sangue. Espero que você sempre faça o bem a quem precisa. Agradeço de coração”.

Camille, 15 anos, mora em Ponta Grossa e realiza tratamento no Hemepar desde os sete meses de idade. “Obrigada pelo seu dia e também pela sua dedicação em se prontificar a ajudar. Sua doação é muito importante”.

Deyverson Lucas, 18 anos, recebe transfusões há nove anos. “Todo mês faço transfusões de sangue e é muito bom ter um lugar como este, com tratamento para quem precisa”.

Francieli Franzoni, mora em Laranjeiras do Sul e possui talassemia, necessitando de transfusões uma vez por mês. “Escrevi este pequeno bilhete para agradecer tudo o que fazem por mim. Obrigada a todos pelas doações. A vocês, minha mais sincera gratidão”.

Eder Roberto de Carvalho, de 54 anos, esteve nesta segunda (25) pela manhã no Hemepar para realizar a doação que faz regularmente a cada dois meses. Carvalho fez a primeira doação de sangue aos 16 anos de idade. Colaborador assíduo há 37 anos, ele comentou sobre a importância deste gesto. “É um ato de apoio para quem está precisando. Venham doar, não custa nada e a gente ajuda quem necessita. A dor é muito pouca, comparada ao benefício que causa as pessoas e o processo é rápido”, disse.

hemepar

EXÉRCITO – Pela manhã, integrantes do Exército estiveram no Hemepar para realizar a doação de sangue. “Eu sei que muitas pessoas passam por essa situação, de precisarem de doações de sangue. Então, o ato de doar é sem dúvida muito importante”, disse o soldado, Mateus Henrique Silva Nascimento de 19 anos.

PARA SER DOADOR É NECESSÁRIO – Estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, 12 meses e 29 dias (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar no mínimo 51 quilos; estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação). Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até quatro doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até três doações.

“Aproveitamos para esclarecer a população sobre os requisitos de doação e sobre a importância deste gesto. O que significa essa doação de sangue, não só receber um atestado pela doação, ou exames e sim colaborar e ajudar o tratamento de uma pessoa”, comentou a diretora da rede.

REGIONAIS 

3ª Regional de Saúde (Ponta Grossa) – O Hemonúcleo de Ponta Grossa está realizando sorteio de diversos brindes e lanche especial aos doadores nesta segunda (25). Rua Osório, 427 - Bairro Centro - Ponta Grossa - Paraná - Telefone: (42) 3223-1616.

4ª Regional de Saúde (Irati) – A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) homenageia seus doadores oferecendo brindes e lanches diferenciados. Rua Coronel Gracia, 761 – Bairro Centro – Irati – Telefone: (42) 3422-3119.

5ª Regional de Saúde (Guarapuava) – O Hemocentro de Guarapuava está distribuindo ao longo da semana brindes e lanche especial aos doadores e na quinta-feira (28), das 20h às 22h, no auditório da Faculdade Guairacá, acontecerá uma homenagem especial aos doadores com entrega de selos e testemunhos de pacientes que receberam sangue. Rua XV de Novembro, 7050 – Bairro Centro – Guarapuava – Telefone: (42) 3622-2819.

7ª Regional de Saúde (Pato Branco) – O Hemonúcleo de Pato Branco também está com decoração diferenciada para os doadores. Rua Paraná, 1633 – Bairro Centro – Pato Branco – Paraná – Telefone: (42) 3225-1014.

8ª Regional de Saúde (Francisco Beltrão) – O Hemonúcleo Regional de Francisco Beltrão realiza durante toda a semana, diversas atividades em comemoração ao doador. Lanches especiais, água saborizada, massagens relaxantes e máscaras faciais hidratantes estão disponíveis aos voluntários. Rua Marília, 1327 – Bairro Luther King – Francisco Beltrão – Paraná. Telefone: (46) 3524-2434.

10ª Regional de Saúde (Cascavel) – Haverá uma cerimônia no Hemocentro Regional de Cascavel em comemoração ao Dia do Doador. O evento iniciará às 14h nesta segunda (25) no Hemocentro Regional de Cascavel – Rua Avaetés, 370 - Bairro Santo Onofre - Cascavel - Paraná - Telefone: (45) 3226-4549.

13ª Regional de Saúde (Cianorte) – A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) realizará às 16hs uma homenagem aos doadores regulares com entrega de brindes, lanche especial e certificados as empresas parceiras que incentivam os funcionários a doarem sangue. Avenida Santa Catarina, 423 – Bairro Centro – Cianorte – Telefone (44) 3629- 9508.

18ª Regional de Saúde (Cornélio Procópio) – A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) está realizando ações durante todo o mês de novembro. Todos os doadores estão sendo presenteados com uma linda camiseta personalizada. A Unidade em parceria com a Regional realizará um evento nesta quinta-feira (28) em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue. O evento iniciará às 14h na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Centro. Rua Portugal, 340 – Cornélio Procópio – Paraná – Telefone: (43) 3520-3503.

20ª Regional de Saúde (Toledo) – A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Toledo fará uma cerimônia na terça-feira (26) em comemoração ao Dia do Doador de Sangue. O evento iniciará às 9h e serão entregues certificados de agradecimento. Rua Almirante Barroso, 2490 – Centro – Toledo – Paraná – Telefone: (45) 3379-1993.

21ª Regional de Saúde (Telêmaco Borba) – Haverá coleta de sangue noturna na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Telêmaco Borba em comemoração ao Dia do Doador de Sangue. O evento acontecerá das 18h às 21h nesta segunda e terça-feira (25 e 26), com lanche especial aos doadores. Rua Marechal Floriano Peixoto, 1905 – Bairro Alto das Oliveiras – Telêmaco Borba – Paraná – Telefone: (42) 3272-3743.

GALERIA DE IMAGENS