Paraná capacita equipes de inspeção para controle sanitário de Radioterapia e Medicina Nuclear 16/09/2021 - 10:54

A Secretaria de Estado da Saúde está promovendo a capacitação na área da Radioterapia e da Medicina Nuclear. Pela primeira vez, inspetores sanitários dos municípios onde os serviços estão localizados realizarão a fiscalização das atividades. Até então, a ação era feita exclusivamente pelo Estado.

Para facilitar a descentralização das inspeções, a Vigilância Sanitária da Sesa e a Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) organizaram um curso para apresentação de conhecimentos básicos sobre o tema.

Participam do treinamento 105 inspetores sanitários de todo o Paraná com orientações dos possíveis riscos existentes nos Serviços de Radioterapia (tratamento de câncer por radiação ionizante) e Medicina Nuclear (introdução no corpo humano de substâncias radioativas para melhorar a visualização do funcionamento dos órgãos e dos tecidos) em todo o Estado.

Para o secretário Beto Preto, que tem formação profissional na especialidade de Medicina Nuclear, essas duas áreas da saúde demandam conhecimento e muito cuidado. “É importante que nossos inspetores se capacitem ainda mais e que tenham uma formação profissional na especialidade de Medicina Nuclear, já que esses serviços são bastante utilizados pela população e podem diagnosticar doenças graves e ajudar no tratamento de muitas outras.”

SERVIÇO – A partir de 2021, a Vigilância Sanitária Municipal fiscalizará estas atividades, concedendo a licença necessária para o funcionamento dos serviços de radioterapia e medicina nuclear.

TREINAMENTO – A qualificação vai abordar aspectos de Biossegurança e Radioproteção, equipamentos, radiofármacos, acessórios de imobilização para as sessões com os pacientes, controle de qualidade, entre outros assuntos, com foco em uma abordagem nas normativas vigentes. As aulas já estão sendo realizadas aos sábados de manhã desde 11 de setembro e seguem até o dia 30 de outubro.