Paraná leva experiência de referência ao Congresso Brasileiro de Transplantes 18/10/2019 - 09:30

congresso
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através do Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), participa do XVI Congresso Brasileiro de Transplantes de Órgãos, realizado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), até o dia 19 de setembro em Campinas, São Paulo.

O Estado do Paraná, líder em doações de órgãos e referência para transplantes no Brasil, discute direcionamentos para a área, com apresentação de trabalhos científicos e palestras. As estratégias utilizadas para atingir a liderança em doações no país, organizações de procura de órgãos estaduais, comissões intra-hospitalares de doações, entrevistas familiares e recusas familiares na doação de múltiplos órgãos e tecidos, são alguns dos assuntos abordados nos quatro dias de programação, que iniciou na última quarta-feira (16).

O secretário de Estado da Saúde destacou a importância de participação do Paraná no evento. “Essa troca de conhecimento e experiências é de extrema relevância para que o nosso Estado se mantenha na liderança de doações de órgãos e transplantes no Brasil, ajudando cada vez mais pessoas que estão na lista de espera, aguardando por uma doação”.

A enfermeira do SET/PR, Luana Cristina Herbele dos Santos, falou sobre o protagonismo do Paraná. “Estamos aqui representando nosso Estado, que se mantém em primeiro lugar em doações e transplantes, sendo esse evento muito importante para levarmos novos conhecimentos e inovações, além de compartilharmos com nossos colegas as boas práticas na área em que atuamos”.

EVENTO – A ABTO realiza o Congresso a cada dois anos em conjunto com o Congresso Luso-Brasileiro de Transplantes, Encontro Brasileiro de Enfermagem em Transplantes e o Fórum de Histocompatibilidade da Associação Brasileira de Histocompatibilidade.

PARTICIPAÇÕES – Participam do evento a enfermeira da Central de Transplantes, Juliana Ribeiro Giugni, enfermeiras das Organizações de Procura de Órgãos (OPO’s) Emanuelle Zocoler Machado, Patrícia Duarte, Regimara dos Anjos e Patrícia Micarelli e membros das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).