Paraná participa da 3ª Oficina da Federalização da RNDS 27/11/2025 - 08:07
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) participou, nesta terça e quarta-feira (25 e 26), no Rio de Janeiro, da 3ª Oficina da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O encontro teve como foco o domínio de informação e informática, avançando nas discussões técnicas que buscam fortalecer a integração nacional.
A oficina reuniu representantes de todos os estados para aprofundar estratégias, alinhar diretrizes e a elaboração dos planos estaduais de trabalho voltados à institucionalização da federalização da RNDS. Assim como nas edições anteriores, cada unidade federativa indicou participantes para os quatro eixos que estruturam o projeto: institucional, governança, informação e informática, e comunicação.
Na ocasião, foram discutidos os sistemas de informação, equipes envolvidas e procedimentos necessários para viabilizar a interoperabilidade dos dados para a RNDS. Os participantes também puderam conhecer as dependências da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, especialmente o Centro de Inteligência em Saúde, que conta com diversos painéis digitais com informações atualizadas em tempo real.
“Este processo é de grande importância para o Paraná, especialmente porque já temos um trabalho voltado à Saúde Digital e podemos compartilhar experiências e também levar esse conhecimento para aprimorar ainda mais as ações em nosso Estado, oportunizando mais agilidade e melhoria para o cidadão paranaense”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Com a conclusão dessa etapa, o ciclo segue para a 4ª oficina presencial, que será realizada em fevereiro de 2026, em Belém, no Pará, e abordará o domínio de comunicação, o último dos quatro domínios previstos no processo de federalização.
A expectativa do Ministério da Saúde é que a primeira etapa de implementação nos estados seja concluída até a metade do próximo ano. Após essa fase, terá início a implementação junto aos municípios. O cronograma completo estimado para a federalização da RNDS deve se estender por cerca de dois anos.
Os eventos são promovidos pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde, com apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
O Paraná foi representado nesta oficina no eixo institucional pela diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, e pela coordenadora do Centro de Gestão da Informação (CGI) da Sesa, Elaine Cristina Vieira de Oliveira; no eixo de governança pela diretora de Contratualização e Regulação da Sesa, Raquel Mazetti Castro, e pela assessora especial do gabinete Sonia Ampessan; no eixo de comunicação pela assessora de imprensa, Andressa Desyreé Jobbins; e no eixo de informática e informação pelo chefe do Núcleo de Informática da Sesa, Mauricio Todeschi, e pela coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) do Paraná, Tatiane Dombroski. A equipe estadual está formalizada por meio da Resolução Sesa nº 1603/2025.
Mais informações sobre a Federalização






















