Paraná participa de encontro internacional sobre fortalecimento da APS nas Américas 27/01/2026 - 10:52
O Paraná participa, entre os dias 26 e 28 de janeiro, da 2ª Reunião Regional da Aliança pela Atenção Primária à Saúde nas Américas, realizada no Rio de Janeiro. O encontro reúne representantes de 24 países, organismos internacionais, instituições financeiras e gestores públicos para debater estratégias para a qualificação dos sistemas de saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS).
A programação contempla painéis plenários, sessões temáticas e atividades técnicas voltadas à governança e ao financiamento da saúde, organização das redes de atenção, participação social, transformação digital e resposta a emergências em saúde. A proposta é consolidar a APS como eixo estruturante de sistemas mais integrados, equitativos, resilientes e centrados nas pessoas.
Para o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, a participação do Estado fortalece o aprimoramento das políticas públicas de saúde. “A Atenção Primária é a porta de entrada do sistema de saúde e um dos pilares para garantir acesso, cuidado contínuo e qualidade no atendimento à população. Participar desse diálogo permite ao Paraná trocar experiências, conhecer boas práticas e fortalecer ainda mais as ações desenvolvidas no Estado”, afirmou.
A reunião é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem como objetivo avaliar os avanços desde a criação da Aliança, em 2023, além de definir os próximos passos da cooperação regional nas Américas.
Durante a reunião, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) é representada pelo diretor-geral da pasta, César Neves. “A troca de experiências entre países e instituições fortalece a construção de soluções conjuntas para desafios que são comuns. O Paraná tem avançado na organização da Atenção Primária e a participação nessa reunião contribui para alinhar nossas ações às melhores práticas internacionais”, destacou.
Criada em dezembro de 2023, em Montevidéu, no Uruguai, a Aliança pela Atenção Primária à Saúde nas Américas tem como propósito apoiar os países da região na transformação de seus sistemas de saúde por meio de investimentos, inovação e coordenação política.






















