Paraná participa de oficina de federalização de dados nacionais de saúde 18/09/2025 - 18:00
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) participou da 1ª Oficina de Introdução Metodológica e Alinhamentos Operacionais da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), realizada em Brasília, entre os dias 16 e 18 deste mês. O evento reuniu representantes dos 26 estados e do Distrito Federal.
O encontro teve como objetivo apresentar os resultados do projeto-piloto desenvolvido com oito estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e Tocantins) e, a partir disso, engajar as demais unidades da federação no processo de ampliação e padronização da integração de dados em saúde.
O Paraná firmou o Termo de Adesão e Compromisso ao Projeto, e essa iniciativa busca garantir a unificação e a interoperabilidade das informações em nível nacional, permitindo a consolidação da federalização da RNDS.
“A federalização da RNDS é um avanço histórico para a saúde pública brasileira. Com a integração dos dados em nível nacional, teremos mais agilidade no atendimento à população, maior eficiência na gestão dos serviços e informações qualificadas para a tomada de decisão”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Na prática, os estados indicaram representantes para quatro eixos de discussão: institucional, governança, informação e informática, e comunicação. Cada eixo é responsável por organizar estratégias e propor soluções em sua área de atuação, assegurando que a integração de dados seja realizada de forma segura, transparente e eficiente.
A federalização da RNDS representa um passo decisivo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pois permitirá que dados clínicos, administrativos e epidemiológicos estejam disponíveis de maneira padronizada em todo o país. Isso possibilitará maior agilidade no atendimento aos cidadãos, otimização da gestão de recursos e aprimoramento da vigilância em saúde, além de facilitar pesquisas e o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências.
O evento foi promovido pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde, com apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Nesta oficina, representaram a Sesa a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, como titular do eixo institucional; o coordenador da CIB/PR, José Carlos Abreu, como titular do eixo de governança; e a assessora de imprensa Andressa Desyreé Jobbins, como titular do eixo de comunicação.