Pela primeira vez, Sesa quita convênios do Consórcio Paraná Saúde no mesmo exercício contratual 18/12/2020 - 16:35

Em 21 anos de existência, o Consórcio Paraná Saúde recebeu pela primeira vez os valores das parcelas referentes à aquisição de medicamentos dentro do período idealizado pelos convênios com o Governo do Estado.

O Consórcio Paraná Saúde é responsável pela captação de recursos e aquisição de 162 componentes da Farmácia do Estado atendendo a 398 municípios que totalizam mais de nove milhões de habitantes.

“O pagamento ainda dentro do exercício conveniado é fruto do compromisso do Governo do Estado com a saúde da população paranaense; representa planejamento, gestão e organização na execução dos gastos públicos, sob o comando do governador Ratinho Júnior”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Os convênios, celebrados por meio do Fundo Estadual de Saúde (Funsaúde), somam cerca de R$ 163 milhões e são referentes aos anos de 2019 e 2020.

“A pontualidade no pagamento das parcelas possibilitou que o consórcio mantivesse a regularidade nas compras de medicamentos básicos e o abastecimento junto às Regionais de Saúde e aos municípios”, disse o diretor executivo do Consórcio Paraná Saúde, Carlos Roberto Setti.

O diretor explicou que todas as compras realizadas pelo consórcio acontecem mediante licitação, com pregão eletrônico. “Garantimos assim toda transparência no processo que também é acompanhado pelo Tribunal de Contas do Estado”, destacou.

Segundo o diretor executivo do Fundo Estadual de Saúde, órgão da Sesa, que faz a gestão dos recursos do Fundo Nacional da Saúde (FNS), Adriano Rissati, o novo contrato para o ano de 2021 já está sendo preparado.

“O novo convênio é estimando em R$ 192 milhões, que serão distribuídos proporcionalmente entre os municípios, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), estipulado pelo IBGE, que apresenta variação entre R$ 2,85 reais a R$ 6,05 reais per capita em casos de convênios com repasses federais e estaduais”, informou.

Regionalização – “Por orientação do governador Ratinho Júnior, e do secretário Beto Preto, buscamos cada vez mais direcionar as ações da Saúde para a regionalização; estamos levando a saúde mais perto do cidadão. O Consórcio Paraná Saúde é um excelente instrumento de gestão gerenciado pelos municípios, dando vazão a esta proposta de regionalização, da qual o Governo do está  trabalhando fortemente”, complementou o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior.