Profissionais vão a escolas para prevenir uso de drogas
18/06/2019 - 11:00

drogas
O governo do Paraná está promovendo dois dias de capacitação para profissionais que vão trabalhar com a prevenção de drogas nas escolas de segundo grau do Estado. O trabalho acontece em apoio ao Projeto Estratégico Semear – Enfrentamento ao álcool, crack e outras drogas, criado pelo Ministério Público do Estado.

Esses profissionais serão facilitadores em rodas de conversa a serem realizadas em 33 escolas estaduais, com a participação de alunos que devem se tornar disseminadores desse conhecimento. As rodas de conversa vão acontecer na última semana deste mês, com um coordenador de saúde, um promotor e um pedagogo em cada uma delas.

“Por ser um assunto tão espinhoso, é necessária uma abordagem bem planejada e efetiva”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, na abertura do curso de capacitação. Além da Secretaria da Saúde e do Ministério Público, as Secretarias da Educação e da Justiça e Família também apóiam o evento.

O coordenador do Projeto Semear, promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini, explicou que a atividade faz parte do programa Junho Paraná sem Drogas, instituído pela Lei Estadual nº 19.121/2017. A proposta é “fomentar o protagonismo juvenil na discussão e prevenção do uso de drogas no segundo semestre deste ano”.

Na abertura, o secretário Beto Preto disse que pretende levar aos municípios essa política de enfrentamento ao uso de drogas, para que também as escolas municipais participem e amplifiquem a discussão e o projeto “tenha êxito na multiplicação da informação”.

O público do curso, que começou nesta segunda-feira e termina hoje, é composto por promotores de Justiça, pedagogos e profissionais de saúde da área de Saúde Mental das 22 Regionais de Saúde. Eles vão trabalhar na rede de proteção e prevenção ao uso de drogas.

Fotos: Pedro Mariucci/SEJUF-PR

Últimas Notícias