Regionais de Saúde mobilizadas em todo estado para as ações de combate à dengue 15/01/2020 - 17:40

reuniaoDengueRS

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, reafirmou nesta quarta-feira (15) que o Estado está mobilizado contra a dengue e que as 22 Regionais seguem à disposição dos gestores municipais para apoio técnico e estratégico neste combate.
Durante reunião com diretores das Regionais de Saúde, em Curitiba, Beto Preto disse que a força-tarefa contra a dengue no Paraná começa a apresentar os primeiros resultados positivos com a diminuição da incidência de casos em três municípios que estavam em situação crítica: em Nova Cantu, o índice passou de 4,8 mil por 100 mil habitantes na semana mais crítica para 18 por 100 mil habitantes no levantamento da semana passada; em Quinta do Sol, de 4,1 mil para 409 e, em Florestópolis, de 160 para 9.

“Esta redução só foi possível com a remoção dos criadouros realizada de forma técnica, ou seja, com a participação de profissionais da vigilância, que fizeram um trabalho minucioso de busca e eliminação de focos. Em Nova Cantu, por exemplo, os agentes localizaram criadouros com centenas de larvas em poços desativados, mas que não estavam bem lacrados. Um desses poços foi encontrado perto da residência de uma das pessoas contaminadas na cidade e que foi a óbito”, destacou Beto Preto.

O secretário afirmou que todas as Regionais seguirão com as ações, apoiando os municípios, e que o trabalho deve ser ampliado. “Estamos diante de uma epidemia; para se ter uma ideia, na mesma semana janeiro do ano passado, eram 146 casos e, nesta semana, registramos  mais de 6 mil casos confirmados no Paraná, disse Beto Preto. “A situação é real e preocupante, mas podemos ver que onde houve enfrentamento também houve queda dos números; por isso a intensificação do combate neste momento, inclusive com a criação do Comitê Intersetorial da Dengue, que tem a participação de todas as secretarias, órgãos públicos e sociedade civil”, complementou.

dengueregionais

Defesa Civil – Durante a reunião de hoje ficou definida mais uma ação do Comitê Intersetorial: a realização de uma videoconferência da Defesa Civil, sobre a formação de gabinetes de crise nos municípios. O evento será nos próximos dias, com apoio das Regionais de Saúde e participação dos municípios.

“A Defesa Civil tem protocolos já estabelecidos para gerenciamento de crise, como é o caso da dengue, e vamos capacitar e ajudar os municípios neste sentido”, afirmou o capitão Romero Nunes da Silva Filho.