Reunião aborda uniformização de normas nos supermercados na pandemia 26/11/2020 - 23:14

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde e do setor supermercadista discutiram nesta quinta-feira (26) a uniformização das normas nos estabelecimentos em meio à pandemia. O secretário da pasta, Beto Preto, e a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti Lopes, conversaram com o presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Pedro Joanir Zonta, o superintendente Valmor Rovaris, o assessor jurídico João Graça. 

O secretário enfatizou a importância do setor supermercadista para o abastecimento de alimentos e demais produtos para a população. “Queremos que os estabelecimentos sigam abertos, que não precisem fechar e que sejam seguros para os clientes e funcionários. Nos reunimos para atender ao apelo da Apras para uniformizar as regras em todo o Estado”, explicou o secretário estadual.

Desde março, quando foram confirmados os primeiros casos de residentes do Paraná infectados com o novo coronavírus, os mercados têm funcionado em quase todo o período. O que a associação solicitou à secretaria estadual é que sejam aplicadas as mesmas normas pelos municípios.
O presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, disse que são mais de 4,7 mil unidades comerciais no Estado que registram a circulação de cerca de 45 milhões de pessoas por mês. A Associação informa também que reúne a força de trabalho de 110 mil empregos diretos e 200 mil indiretos nos mercados de diferentes portes em todo o Paraná.

“Além de pensar no cliente, da comida na mesa dos paranaenses, quero enfatizar que precisamos que a medicina ocupacional seja uma área bastante ativa e parceira dos funcionários e também das prefeituras”, disse Beto Preto.

A secretaria estadual publicou em março a Nota Orientativa nº 6 que detalha Medidas de Prevenção de Covid-19 para aplicação em mercados, supermercados, hipermercados, atacarejos e todos os outros estabelecimentos que comercializem alimentos, que foi revisada neste mês de novembro.