Reunião técnica discute diagnósticos de dengue e covid-19 06/01/2021 - 15:38

A Secretaria da Saúde do Estado promoveu nesta semana videoconferência para discussão técnica sobre aspectos clínicos e diagnósticos da dengue e da covid-19 com o objetivo de alinhar recomendações para casos suspeitos das duas doenças.

O encontro, organizado pela Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde, teve a participação de equipes técnicas da área, de representantes das 22 Regionais de Saúde, do Lacen (Laboratório Central do Estado) e de profissionais convidados da Universidade Federal do Paraná. Participaram ainda profissionais de hospitais e prontos atendimentos de vários municípios do Estado. O evento registrou 177 conexões.

“Um debate extremamente importante considerando o atual cenário e aumento de casos da Covid-19 e a sazonalidade dos casos de dengue no Paraná, que historicamente estão concentrados nos períodos mais quentes e úmidos do ano”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O médico da Vigilância Ambiental, Enéas Cordeiro de Souza Filho, explicou que neste momento, “além dos exames laboratoriais, é fundamental valorizar o diagnóstico do médico clínico que atua na ponta do serviço de saúde e que faz a avaliação direta do suspeito”.

O médico infectologista da Sesa, Moacir Pires Ramos, destacou que o manejo clínico e diagnóstico diferencial das duas doenças é um grande desafio para os profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Urgência e Emergência. “A ocorrência simultânea dos dois agravos exige uma avaliação clínica atenta e criteriosa dos sinais e sintomas por isso a necessidade da constante atualização de informações e troca de experiências”, afirmou.

O uso assertivo das técnicas laboratoriais também foi ressaltado pelo médico epidemiologista da UFPR, Bernardo Almeida que apresentou evidências científicas recentemente publicadas sobre diagnóstico das duas doenças. “O profissional da linha de frente deve ainda estar preparado para iniciar medidas terapêuticas precocemente, ainda na suspeita do caso, de acordo com os protocolos oficiais”, complementou.

Nota – “As informações colhidas na videoconferência servirão de base para Nota Orientativa que a Sesa prepara sobre o atendimento de usuários com suspeita de infecção por Dengue e Covid-19 que será disponibilizada nos próximos dias no site dengue.pr.gov.br”, informou a diretora de Atenção e Vigilância em saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.