SESA adota medidas de controle e alerta população sobre dengue em Capanema 05/02/2019 - 18:30

Fumace Dengue
O Boletim Epidemiológico da Dengue desta semana registra aumento no número de casos autóctones da doença e um crescimento preocupante no município de Capanema, no Oeste do Paraná. No total, foram confirmados 38 novos casos autóctones em todo Estado, chegando a 193.

Até a última semana, Capanema tinha apenas um caso importado e 11 notificações. Agora, são nove casos em que as pessoas foram infectadas no próprio município, outros quatro importados e 43 notificações sob investigação. “Trata-se de um crescimento bem relevante”, confirma a médica veterinária Ivana Belmonte, do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde.

Segundo ela, estão sendo tomadas medidas de controle e sensibilização da população para combater os focos de mosquitos transmissores. Também será aplicado inseticida com o fumacê, para reduzir a infestação do Aedes egypti.

O fumacê está sendo feito ainda em Santa Isabel do Oeste e Antonina; na próxima semana, será iniciado em Londrina. A veterinária alerta, porém, que o fumacê apenas diminui a população do mosquito adulto. Mas se não forem eliminados os criadouros, nascerão novos mosquitos.

No total, a dengue está confirmada em 60 dos 399 municípios do Paraná, mas há casos de notificação em 264 dessas cidades. São 2.054 casos em investigação no Paraná.

O boletim completo pode ser encontrado no link http://www.dengue.pr.gov.br/