Saúde discute estratégias para eliminação de transmissão vertical de sífilis em seminário 27/10/2022 - 14:35

Em alusão ao Dia Nacional do Combate à Sífilis e Sífilis Congênita, a Secretaria de Estado de Saúde promoveu, nesta quinta-feira (27), um seminário que contou com a participação de gestores nacionais de saúde, para discutir, propor e avaliar o quadro geral de combate à doença no Paraná.

“Precisamos estar alertas para o controle da sífilis. Temos dado largos passos para a eliminação da doença, expandindo o cuidado da saúde sexual e reprodutiva. O enfrentamento à sífilis no Paraná conta com a integração e trabalho conjunto da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, e é nosso papel reforçar e ampliar esse esforço”, destacou o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto.

O evento online, que contou com a participação de especialistas da área de infecções sexualmente transmissíveis, além de gestores e profissionais da saúde, produziu, ao longo do dia, uma grande discussão sobre métodos de prevenção e tratamento da doença.

“Este é um encontro importante, pois evidencia não apenas a seriedade da sífilis, mas também as boas práticas que o Paraná tem tomado para eliminar sua transmissão. Temos conquistado um cenário positivo em nosso Estado e seminários como esse são fundamentais para manter e ampliar essas conquistas”, declarou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

SELO DE BOAS PRÁTICAS – Desde 2019, o Paraná tem dado início a um processo para eliminação da transmissão vertical da sífilis, isto é, quando a doença é levada a partir da mãe para o seu feto no útero ou durante o parto. Apenas no ano passado, 210 municípios receberam o selo referencial a metas vencidas para a superação desta transmissão. Agora, outros quatro municípios estão elegíveis para a certificação, sendo eles Curitiba, Umuarama, Pinhais e Guarapuava.

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr, os números refletem um caminho acertado de ações para a eliminação da doença.

“A certificação da eliminação da transmissão vertical da sífilis mostra a importância do planejamento reprodutivo e a qualidade da assistência desde o pré-natal até o desenvolvimento da criança no Estado. Esse indicador revela um trabalho integrado e articulado, o que estimula também que outros municípios adotem medidas para atingir esses critérios. Nossa meta é levar essa realidade para todas as localidades do Paraná”, completou.

GALERIA DE IMAGENS